segunda-feira, 16 de julho de 2018

Vacinação é fundamental para diminuir casos de sarampo e gripe

Da redação

Com o aumento do número de sarampo confirmado pelo Ministério da Saúde, e a investigação de mais de 2 mil casos, o alerta em relação a uma epidemia da doença está aceso. Isso reforça a importância da imunização. Principalmente no inverno, quando o risco de grande incidência de outras doenças crônicas como asma, bronquite, rinite e sinusite é extremamente grande.

Na rede pública é possível tomar a vacina Trivalente que cobre as duas cepas de influenza A (H1N1 H3N2) | Foto: Reprodução
De acordo com dados do Ministério da Saúde a meta é imunizar 95% das crianças contra o sarampo, mas até agora cerca de 70,7% deste público-alvo foi imunizado deixando os especialistas em  alerta.

A gripe é a doença mais comum da estação e se caracteriza pela infecção no sistema respiratório. O que diferencia a gripe das outras viroses respiratórias é o fato dela ter um grupo diferente de vírus, e o influenza é o mais conhecido. Esse tipo de vírus atinge o pulmão e costuma sofrer mutações a cada ano, podendo ficar mais ou menos agressivo para as pessoas.

Segundo a pediatra Renata Scatena, diretora da Casa Crescer, clínica que reúne várias especialidades para atendimento infantil, a vacina da gripe precisa ser reformulada anualmente. "Por conta dessas modificações do vírus Influenza, a vacina precisa ser reformulada, com base na maior prevalência da circulação viral do ano anterior. Com isso, para evitar a doença, é fundamental que as pessoas tomem uma nova dose da vacina anualmente", afirma.

Recentemente, um surto de gripe se espalhou pelo mundo. Nos Estados Unidos, a doença atingiu praticamente todos os estados no início do inverno passado, com um total de 47 mil casos confirmados, e 20 crianças mortas, a maioria delas não estava imunizada. 

No Brasil, o estado de Goiás foi o mais atingido com 44 casos confirmados e três mortes. Na rede pública é possível tomar a vacina Trivalente que cobre as duas cepas de influenza A (H1N1 H3N2) e uma cepa do Influenza B. Nas clínicas de vacinação, está disponível a vacina Tetravalente que cobre as duas cepas de influenza A (H1N1 H3N2) e duas cepas de influenza B. 

 "A vacina da gripe é extremamente segura, não tem nenhuma contraindicação. Ela pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário de vacinação, no mesmo dia, e é um mito falar que a vacina da gripe deixa a pessoa com a doença. Ela é composta por vírus inativado, ou seja, partículas virais incapazes de causarem a doença", explica a pediatra.

A médica orienta que as grávidas devem procurar o obstetra que está cuidando da gestação para que ele dê o tratamento específico. Já as crianças, se estiverem doentes, devem evitar locais fechados, como creches e berçários, e ficar em casa, em repouso. 


"A gripe deve ser tratada com antitérmico e hidratação, a criança deve higienizar as mãos com álcool em gel, e fazer a lavagem nasal com soro fisiológico pelo menos duas vezes por dia. É fundamental evitar os locais fechados, por causa do risco de propagação do vírus", conclui Renata.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...