Nesta segunda-feira (17), o forró pé de serra ditará o ritmo do lançamento da Entoada Nordestina 2019, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica), em São Caetano do Sul. A grande atração da noite será o show da banda Rastapé, a partir das 20h30. A entrada é gratuita.
Banda Rastapé sobe ao palco às 20h30 | Foto: divulgação |
Novo formato
Com realização da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), os festejos da Entoada Nordestina acontecerão entre os dias 22 e 24 de março, de acordo com o secretário de Cultura (Secult), João Manoel da Costa Neto. "A comissão organizadora reposicionou a festividade no calendário de eventos do município vinculando a Entoada Nordestina ao dia de São José (19/03), padroeiro do Estado do Ceará, e ao dia em que é celebrado o nascimento de Padre Cícero, o 'Padim Ciço' (24/03)", explica o secretário.
Segundo o titular da Secult, a festa também foi reformatada com o propósito de manter viva a memória da cultura tradicional nordestina, em um verdadeiro resgate às raízes da população formada por nordestinos e seus descendentes que vivem na cidade, que hoje supera 40% dos moradores de São Caetano do Sul.
Rastapé
Além de hits como "Colo de Menina", "Beijo Roubado" e "Um Anjo do Céu", a banda traz no repertório clássicos de grandes nomes do forró, como Dominguinhos, Mestre Sivuca, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho.
O vocalista do Rastapé, Jorge Filho, comenta a participação na festa. "É uma honra para nós participar do lançamento de um evento tão tradicional na cidade, como é a Entoada. É uma festa que acolhe as pessoas que apreciam não somente a cultura nordestina, mas a de seu País como um todo. Para quem não é nordestino, é uma ótima oportunidade para aprender um pouco sobre a nossa cultura”.
Com mais de 20 milhões de visualizações no Youtube, recentemente, o grupo lançou um EP com quatro faixas, duas em parceria com Tato Cruz (Falamansa), que também assina a produção.
Forró no Chico
O "Forró do Chico Mendes – Nossa História" é um projeto sociocultural cujo objetivo é fomentar e difundir o forró pé de serra. O "DJ Alê SKT" (Alexandre Miguel dos Reis) fará a abertura das atividades no parque com uma discotecagem especialmente selecionada para a ocasião. "Em nossos eventos, o forró dá o tom na festa. Somos influenciados por Luiz Gonzaga e por outros nomes importantes da cultura nordestina, como Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Nosso propósito está em promover a experiência cultural, carregada de socialização, civilidade, qualidade de vida, saúde física e mental", comenta o DJ Alê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário