Os pacientes com disfunção da articulação temporomandibular (articulação da boca), apresentam geralmente desconforto para mastigação, com quadros de dores nos músculos do rosto, na região anterior ao ouvido e, muitas vezes, associados a estalos e crepitações (ocorre um som parecido com areia dentro da articulação) ao abrir a boca.
Ao repara qualquer alteração ao movimentar a mandíbula procure um médico | Foto: divulgação |
Importância de buscar um especialista
Os músculos da mastigação são responsáveis pelo movimento e posição da mandíbula. Quando comprometido por algum problema, existe a DTM. São diversas as alterações que contribuem para a DTM, como bruxismo ou apertamento dental.
Assim, o cirurgião bucomaxilofacial Sylvio Vivone explica que "o conjunto dessas queixas, associados ao exame clínico e quando necessários exames de imagem, identifica a disfunção temporomandibular, podendo ser uma disfunção articular, muscular ou ambas”.
O diagnóstico precoce muitas vezes ajuda a prevenir a evolução da doença, geralmente é mais fácil o tratamento, quando no início dos sintomas. O tratamento varia de acordo com a necessidade clínica do paciente, sendo somente 5% dos casos com indicação cirúrgica.
"Ao movimentar a mandíbula é importante reparar qualquer alteração, como desvio em abertura, estalos e travamentos para abrir a boca. Diante disso, um especialista deve ser consultado para avaliar o caso'', finaliza Vivone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário