terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Mastigação: estalos e chiados podem indicar problema na articulação da boca

Da Redação

Os pacientes com disfunção da articulação temporomandibular (articulação da boca), apresentam geralmente desconforto para mastigação, com quadros de dores nos músculos do rosto, na região anterior ao ouvido e, muitas vezes, associados a estalos e crepitações (ocorre um som parecido com areia dentro da articulação) ao abrir a boca.

 Ao repara qualquer alteração ao movimentar a mandíbula procure um médico | Foto: divulgação 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30% da população mundial sofre com os sintomas ligados a disfunções temporomandibulares  (DTM). Já no Brasil, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxicilofacial registrou o montante de 10 milhões de brasileiros com sinais da doença. O problema atinge inúmeras pessoas de qualquer idade, sexo ou raça.

Importância de buscar um especialista

Os músculos da mastigação são responsáveis pelo movimento e posição da mandíbula. Quando comprometido por algum problema, existe a DTM. São diversas as alterações que contribuem para a DTM, como bruxismo ou apertamento dental.

Assim, o  cirurgião bucomaxilofacial  Sylvio Vivone explica que "o conjunto dessas queixas, associados ao exame clínico e quando necessários exames de imagem, identifica a disfunção temporomandibular, podendo ser uma disfunção articular, muscular ou ambas”.

O diagnóstico precoce muitas vezes ajuda a prevenir a evolução da doença, geralmente é mais fácil o tratamento, quando no início dos sintomas.  O tratamento varia de acordo com a necessidade clínica do paciente, sendo somente 5% dos casos com indicação cirúrgica.

"Ao movimentar a mandíbula é importante reparar qualquer alteração, como desvio em abertura, estalos e travamentos para abrir a boca. Diante disso, um especialista deve ser consultado para avaliar o caso'', finaliza Vivone.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...