quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Plantas tóxicas para animais: cuidados e tratamentos

Da Redação

Os pets têm costume de recorrer à natureza para aliviar alguns incômodos, como dor de estômago ou coçar dentes que estão nascendo, ou até para se livrar do tédio. Entretanto, algumas plantas aparentemente inofensivas podem provocar reações alérgicas, envenenamento ou mesmo ferimentos ao serem ingeridas pelos bichinhos, afirma a veterinária Lívia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Primeiramente, é importante entender que a digestão dos pets é diferente de uma pessoa. As enzimas necessárias para dissolver os alimentos que chegam ao estômago são bem mais ácidas, uma vez que os animais praticamente não mastigam, mas apenas “trituram” a comida.

Por causa dessa potência do sistema digestivo, qualquer substância tóxica ingerida pelo pet pode ser absorvida de maneira bem mais acelerada, prejudicando órgãos como estômago, intestino, fígado e até o pâncreas.

Plantas tóxicas para animais
Antúrio
Todas as partes do antúrio possuem oxalato de cálcio, oferecendo riscos à saúde dos animais. Se ingerida, pode causar diarreia, vômitos, asfixia, salivação, inchaço da boca e garganta e edema de glote (reação alérgica que deve ser tratada com adrenalina).

Azaleia
Essa planta tem substâncias que podem causar problemas cardíacos e digestivos nos pets. Falta de apetite, alteração da frequência cardíaca, dor abdominal, perda de coordenação motora, diarreia persistente ou com sangue, enjoo, vômito, desânimo e convulsões são os sintomas mais comuns.

Babosa
A seiva (líquido branco) da babosa é tóxica para os pets e pode causar irritação nas mucosas e pele. Os sintomas são vômitos, anorexia, depressão, tremores, diarreia e mudança na cor da urina.

Comigo-ninguém-pode
As substâncias contidas nessa planta, como o oxalato de cálcio, a tornam tóxica por completo. Os animais que a ingerirem podem apresentar reações como irritação oral e ocular, dificuldades na respiração, irritação das mucosas, alterações neurológicas e da função renal.

Copo-de-leite
O copo-de-leite possui o mesmo princípio ativo do antúrio e comigo-ninguém-pode. Além dos sintomas parecidos, também podem ser notadas inflamações na boca e garganta, edema de lábio e língua e náuseas. Quando em contato com os olhos, gera fotofobia e lacrimejamento.

Espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge produz substâncias saponinas esteroidais e glicosídeos pregnâncios, altamente tóxicas para animais e para humanos. Os sintomas são irritação da mucosa, dificuldades de respiração e movimentação e salivação intensa.

Hortênsia
Todas as partes da hortênsia, do caule às flores, são perigosas para seu animal. Os pets que a comerem podem apresentar boca arroxeada, dor abdominal, convulsões, letargia, flacidez muscular, vômitos e coma.

Lírio
Quando o animal apresenta irritação oral e ocular, coceira nas mucosas ou pele, dificuldades para respirar e engolir, alterações nas funções renais e neurológicas, pode ser que ele tenha ingerido lírios.

O que fazer caso o pet coma uma planta tóxica?

Se o seu animal exibir algum dos sintomas de intoxicação mostrados acima, é imprescindível que você o leve imediatamente a um veterinário. Lembre-se de levar com uma amostra ou foto da planta ingerida.

Nessa hora, os primeiros socorros são bastante úteis, mas evite as “receitas caseiras”, como dar leite ao animal intoxicado. Além disso, não tente induzir o vômito, pois o pet pode acabar aspirando o conteúdo expelido e até desenvolver uma pneumonia, agravando o quadro clínico.

Para cuidar melhor da saúde e bem-estar dos cães e gatos, é preciso se certificar de que a casa onde ele irá viver está segura e preparada, livre de plantas tóxicas. Caso o tutor já tenha algumas dessas espécies e não queira se desfazer delas, manter os vasos longe do alcance do pet e ensiná-lo desde cedo a não comer as plantas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...