quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Livro aborda processo de fermentação

Da Redação

O processo de fermentação de alimentos é tão antigo quanto a própria humanidade. Desde os trópicos até o Ártico, os alimentos fermentados são valorizados por fazer bem à saúde e por seus sabores complexos. Assim, Fermentação Selvagem (SESI-SP), de Sandor Ellix Katz, inspira as pessoas a usar a cozinha como verdadeiro laboratório e transformar, por meio deste processo, legumes em chucrute, leite em queijo e iogurte, cereais em pão e muito mais.

Os benefícios dos alimentos fermentados são explicados também no livro| Imagem: divulgação 
Nem todo mundo se imaginaria comendo um tofu fermentado cheio de vermes, muito apreciado em algumas regiões do Japão, ou bebendo uma cerveja de sorgo, cujo cheiro lembra o conteúdo do nosso estômago, mas que é consumida avidamente em algumas regiões da África. E poucos africanos ou asiáticos apreciariam os fedorentos pedaços de leite podre – chamados de queijo – tão agradáveis ao paladar ocidental. Esta obra é disponibilizada, portanto, a leitores famintos em se reconectar à verdadeira comida e à vida como um processo.

Esta edição de Fermentação Selvagem, revista e atualizada, traz uma nova geração de sabores e benefícios dos alimentos fermentados, além de conter receitas inéditas – como kvass de morango, cerveja africana de sorgo, panquecas de trigo-sarraceno e tempeh de soja. Todos os processos de fermentação são detalhadamente explicados e trazem dicas e curiosidades ao leitor, além do modo de preparo acompanhado por belas ilustrações.

Sobre o autor

Katz é um experimentalista autodidata, que mora no campo, no estado americano do Tennessee, e suas explorações no campo da fermentação têm raízes em seus interesses em culinária, nutrição e jardinagem. Este livro (publicado originalmente em 2003), ao lado de A Arte da Fermentação (2002) e das centenas de workshops que o autor conduziu ao redor do mundo, ajudou a consolidar o ressurgimento da arte na fermentação. Katz é ganhador do prêmio James Beard e autor na lista de best-sellers do The New York Times.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...