O processo de fermentação de alimentos é tão antigo quanto a própria humanidade. Desde os trópicos até o Ártico, os alimentos fermentados são valorizados por fazer bem à saúde e por seus sabores complexos. Assim, Fermentação Selvagem (SESI-SP), de Sandor Ellix Katz, inspira as pessoas a usar a cozinha como verdadeiro laboratório e transformar, por meio deste processo, legumes em chucrute, leite em queijo e iogurte, cereais em pão e muito mais.
Os benefícios dos alimentos fermentados são explicados também no livro| Imagem: divulgação |
Esta edição de Fermentação Selvagem, revista e atualizada, traz uma nova geração de sabores e benefícios dos alimentos fermentados, além de conter receitas inéditas – como kvass de morango, cerveja africana de sorgo, panquecas de trigo-sarraceno e tempeh de soja. Todos os processos de fermentação são detalhadamente explicados e trazem dicas e curiosidades ao leitor, além do modo de preparo acompanhado por belas ilustrações.
Sobre o autor
Katz é um experimentalista autodidata, que mora no campo, no estado americano do Tennessee, e suas explorações no campo da fermentação têm raízes em seus interesses em culinária, nutrição e jardinagem. Este livro (publicado originalmente em 2003), ao lado de A Arte da Fermentação (2002) e das centenas de workshops que o autor conduziu ao redor do mundo, ajudou a consolidar o ressurgimento da arte na fermentação. Katz é ganhador do prêmio James Beard e autor na lista de best-sellers do The New York Times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário