quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Carnaval: nutricionista orienta como curtir a folia com disposição

Da Redação

Muitas pessoas já estão se preparando para curtir os quatro dias de folia do Carnaval, seja nos blocos de rua, nos sambódromos ou no frevo, por todo o Brasil. No entanto, para aproveitar a festança é necessário pensar muito além da fantasia. Para manter o pique no Carnaval, é importante pensar na alimentação e no consumo de bebidas. Confira algumas dicas da nutricionista do Espaço Volpi, Gabriela Forte, para o antes, durante e depois dos dias de folia.

A água neutraliza a concentração de álcool na corrente sanguínea, então, beba o dobro de água durante a folia | Foto: reprodução
1 - Procure consumir vegetais, legumes e frutas
Eles possuem uma excelente concentração de vitaminas, minerais, fibras e água essenciais para o organismo, principalmente para os dias de folia. No entanto, fique atento quanto a procedência desses alimentos e sua forma de preparo, pois precisam da higienização correta para evitar contaminações.

2 - Carboidratos são bem-vindos
Antes de sair para curtir o carnaval, aposte nos carboidratos e também em frutas de alto teor hídrico. Alimentos como mandioca, batata doce, pães integrais, banana, manga, melancia, mamão, melão e aveia são boas pedidas para auxiliar na liberação de energia gradativa durante a diversão.

3 - Passe longe das frituras e alimentos gordurosos
Os alimentos gordurosos e as frituras são opções que exigem uma carga de trabalho maior para o sistema digestivo, incluindo o fígado. Com essa sobrecarga de trabalho em conjunto com o desgaste do organismo, além do consumo da bebida alcoólica, é natural que o folião apresente náuseas, enxaquecas ou um estímulo elevado no trânsito intestinal.

4 - Consuma o dobro de água
A água neutraliza a concentração de álcool na corrente sanguínea e minimiza os impactos negativos que a bebida traz em conjunto com a desidratação. O ideal é consumir o dobro de água em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.

5 - Pós-folia
Cansaço, excesso de folia, excesso de bebidas alcoólicas e o pouco sono fazem o organismo viver uma situação estressante que eleva o cortisol, hormônio inflamatório que afeta a retenção hídrica, facilitando o acúmulo de gordura corporal e afetando também o sono, a disposição e o rendimento.

Por isso, o consumo de verduras, legumes e frutas auxiliará na maior concentração de fitoquímicos e antioxidantes importantes para os processos de "limpeza do organismo", além da ingestão de água. Chás naturais como cavalinha, gengibre com canela em pau, hibisco, salsinha e dente de leão auxiliam também neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...