quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cozinha: o coração da casa

Por Mariane Vanzei*

Olá, eu sou Mariane Vanzei, arquiteta, formada desde 2013 e atuante desde 2009 nesse fantástico mundo da Arquitetura. Amo o que faço e vou dividir com vocês um pouco de minhas experiências e histórias realizando os sonhos dos meus clientes!

Hoje vamos falar da cozinha, o coração de uma casa. Integrada com a sala, cozinha corredor, integrada com a varanda, a cozinha é onde todo mundo se reúne, é um espaço bastante importante.

Vocês já ouviram falar em triângulo de trabalho? Se trata de uma das formas de distribuição da cozinha, onde geladeira, pia e fogão são distribuídos em formato triangular para melhor execução de todas as tarefas; quando o ambiente permite, é muito válido sua aplicação. A torre de eletros, um móvel de chão ao teto onde acomodamos o forno de embutir e o micro-ondas, também é uma solução bastante interessante de distribuição.

Vou dividir com vocês algumas possibilidades de projeto para a cozinha:

Cozinha com ilha é um grande sonho, o seu apartamento ou residência deve ser um pouco maior para comportar uma ilha, nesta ilha podemos ter somente armários, podemos acomodar o cook top ou ainda podemos ter a área de pia.

Cozinha integrada com a sala, uma grande sensação de amplitude, ela pode ser totalmente integrada sem nenhuma parede ou ainda cozinha americana, onde temos um balcão com 1,20 metro (m) de altura, que pode somente dividir os ambientes ou ainda acomodar banquetas para uma rápida refeição ou um petisco e podemos também ter uma mesa para utilização dos dois ambientes.

Foto: Henrique Ribeiro
Cozinha integrada com a varanda gourmet, também com uma grande sensação de amplitude, a cozinha quando pode ser integrada com a varanda gourmet, de acordo com a tipologia de planta do cliente ou ainda se ele vai construir a casa, de acordo com suas necessidades e vontades, é muito útil, pois um ambiente completa o outro em relação ao armazenamento e preparo dos alimentos. A possibilidade de uma mesa única para esses dois ambientes tão complementares é bastante válida.

Cozinha corredor, mais presente em apartamento de menor metragem, ela é um desafio bastante grande para projeto, há algumas que permitem armários dos dois lados, trabalhando com profundidades maiores para área de geladeira, cook top e pia e profundidade menores para acomodação de louças e utensílios. Temos ainda a cozinha que nos permite somente armário de um dos lados, onde o desafio de acomodar tudo é ainda maior, e também é muito importante deixar uma circulação de no mínimo 0,60 centímetros (cm) para passagem, essa regra também é válida para os outros ambientes, ressaltando que quando trata-se de um projeto para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida o espaço de circulação passa a ser de no mínimo 0,80 cm.

Foto: Vilhora
O revestimento de uma cozinha traz todo o charme e identidade ao espaço, porcelanatos grandes formatos, revestimentos decorados, ladrilho hidráulico, as opções são infinitas e deve-se pensar no ambiente como um todo, onde se converse revestimentos com marcenaria e marmoraria. Tudo “ornando” como diz minha vó! Mas é assim que trazemos harmonia ao ambiente.

A iluminação da cozinha deve ser pensada em algo mais difuso, uma iluminação mais espalhada mesmo, nada decorativo, pois a manipulação dos alimentos exige uma boa identificação de cores e aspectos. A luz ideal de uma cozinha é 6000 K, que é a luz fria. Em breve farei um texto somente de iluminação para vocês e nos aprofundamos nesse assunto.

Marmoraria, elemento bastante importante, material a ser definido para bancada e rodabase, nela que acomodamos a pia, em inox ou também do mesmo material da bancada, acomodamos também o cook top, e devemos ter sua divisão em área úmida (parte da pia) e área seca (parte do fogão). Existe uma infinidade de material no mercado, nacional, importado, é muito importante se atentar ao material que se irá escolher, pois algumas pedras não são recomendadas para a cozinha, por questões de porosidade do material e residência ao calor.

Marcenaria deve ser bastante planejada, temos de ter o espaço para todos os itens, os tamanhos dos eletros que serão utilizados na cozinha são imprescindíveis para a execução deste item, pois não se pode ficar com o vão menor que o eletrodoméstico ou ainda maior, perdendo o tão precioso espaço útil.

Nada é regra, a regra na sua casa é o que você gosta e o que te traz felicidade no olhar.

*Sobre Mariane Vanzei

Foto: Divulgação
Quem comanda toda a criatividade e execução da MAV Arquitetura é a Mariane Vanzei, Arquiteta e Urbanista, atuante desde 2009, pós-graduada em projeto executivo e MBA em gerenciamento de projetos com extensão em Inteligência Emocional pela Fundação Getúlio Vargas. Com criatividade aguçada, une ideias com funcionalidade e faz cada projeto com dedicação e personalidade no objetivo principal de atender o seu cliente em suas vontades, preferências e valor disponível de investimento.

Profissional em constante aperfeiçoamento, está sempre em feiras do segmento como Revestir, Abimad, Casa cor, Isaloni em Milão, cursos, workshop e palestras, trazendo movimentos e tendências nacionais e internacionais para seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...