terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Pizzaria Copan tem como destaque cardápio de culinária paulistana

Da Redação

Com números expressivos em termos de população e território, a cidade de São Paulo tem características muito diferentes do restante do país. Com diversas culturas, graças à forma como se desenvolveu, a culinária paulistana que conhecemos hoje é, na verdade, uma mistura de receitas de outros lugares do mundo, transformadas com toques brasileiríssimos! Com isso, a Pizzaria Copan (Avenida Ipiranga, 200, loja 12) oferece aos clientes cardápio temático da cidade de São Paulo.

A culinária paulistana é uma mistura de receitas de outros lugares do mundo, transformadas com toques brasileiros | Foto: divulgação 
No menu, há opções de picadinho de filé mignon, as segundas-feiras. Já na terça-feira, a dica especial é para o virado à paulista. Quarta feira é o dia da feijoada. Na quinta feira tem o festival de massas e na sexta feira o Copan resgata o tradicional cuscuz, que é servido com salada e arroz birô-birô.

A cidade de São Paulo
A história da cidade de São Paulo se confunde com a própria história do Brasil. Atualmente, é o município mais populoso do País, com cerca de 12,1 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2018. É também gigante em território, com área de aproximadamente 1.521 quilômetros quadrados.

Os pratos típicos da culinária paulista
1. Cuscuz
Esse é um prato de origem árabe e a relação desse povo é muito forte em todo o país. Como não poderia deixar de ser, a sua cultura e as suas tradições impactaram bastante a culinária paulistana, e atualmente temos um grande número de estabelecimentos especializados nesse tipo de gastronomia.
O cuscuz é feito à base de uma massa de milho e cozido no vapor. Pode apresentar recheios variados e que já se misturam com as preferências dos brasileiros. Os mais habituais, no entanto, são os de carne, peixe e frango.

2. Pizza/massa
Como falar da culinária paulistana sem falar da Itália e, mais precisamente, de pizza? O número de pizzarias na cidade é expressivo e esse prato é um dos favoritos dos paulistas. As cantinas do Bexiga, por exemplo, produzem alguns dos melhores exemplares do país e atraem visitantes até de fora do estado.

Se a receita original pode ter vindo de Nápoles ou da região da Sardenha, aqui ela foi bastante aprimorada, e há quem diga que essa releitura é melhor do que a receita original. Os destaques da cidade são a portuguesa e a calabresa, regadas a muito azeite de oliva. Não se esqueça de que aqui usar ketchup é pecado mortal!
Além disso, a culinária italiana é lembrada pelas tradicionais massas como o nhoque, ravióli, lasanha, penne e rondeli, por exemplo.

3. Virado à Paulista
Este é um dos pratos mais tradicionais da capital e faz parte do dia a dia da culinária paulista. É muito procurado no almoço não apenas porque é uma delícia, mas também porque dá energia e disposição para encarar o resto do expediente.

É feito basicamente com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, bisteca, linguiça, torresmo ou bacon, couve refogada, ovo frito e banana à milanesa. Existem algumas pequenas variações aqui e ali de acordo com o restaurante.

4. Feijoada
É uma tradição quase sagrada sempre ter feijoada às quartas-feiras e aos sábados pelos restaurantes e botecos da cidade. Sempre acompanhada de arroz, a feijoada consiste em um guisado de feijão-preto com carnes de porco e boi. A versão light acompanha carne de sol, linguiça, costelinha e lombo; A opção mais completa conta com pés, orelhas e rabo de porco, além é claro, da couve, farofa e laranja picada em fatias.

5. Picadinho
Sem sombras de dúvidas, o picadinho é um dos queridinhos da gastronomia paulista. Aonde quer que vá, é um prato muito fácil de ser achado.

A refeição conta com arroz e feijão carioca, fatias de carne picadas bem fininha, legumes fresquinhos e preparados ao vapor, ovo frito com gema mole, além de uma deliciosa farofa como acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...