segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Carnaval: ortopedista explica como aliviar a dor nos pés e nas pernas

Da Redação

Faltam poucas semanas para o Carnaval, mas alguns blocos já agitam o fim de semana de quem é folião de carteirinha. Com o calendário cheio de eventos é difícil sair ileso daquela dorzinha incômoda depois de tanta agitação e horas em pé. Segundo o ortopedista Mauricio Marteleto, especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, é possível evitar a dor nos pés, se o folião optar por calçados confortáveis, tênis ou outro sapato acolchoado.

Ortopedista Marteleto comenta que calçado com cano alto é uma boa opção para evitar torções | Foto: reprodução
"As rasteirinhas não são boa opção por conta do risco de pisões que podem causar pequenas fraturas e também porque o solado totalmente horizontal sobrecarrega a lombar. Calçados com cano alto também são boas opções para evitar torções", orienta o especialista. 

O alongamento também pode ser um grande aliado para evitar contraturas musculares e tendinites por esforços repetitivos. "Se possível, faça um breve alongamento dos membros inferiores antes e depois da folia. Ele vai ajudar a evitar lesões musculares. Também é valido manter os membros inferiores elevados durante pelo menos uma hora", sugere o ortopedista.

Mas, se nenhum desses cuidados evitar aquela dor de fadiga muscular, nos primeiros três dias pode ser aplicado gelo sobre a área dolorida e em seguida compressas mornas. Entretanto, o especialista alerta: "Os casos mais graves que apresentem inchaço e perda da mobilidade devem ser avaliados por um ortopedista. A consulta médica precoce pode excluir as lesões mais graves que exijam imobilização e/ou cirurgia, evitando sequelas permanentes", finaliza Marteleto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...