quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Chá gelado é opção para o verão

Da Redação

Nos dias quentes, nada é mais restaurador do que uma bebida gelada. Saborosos, os chás também podem ser grandes aliados de quem busca essa sensação de aconchego e refresco nos dias mais quentes. Para isso, basta optar pelas versões frias da bebida. Porém, a tea sommeliére Helena Leigue, do Diário do Chá, afirma que muitas pessoas ainda cometem o pecado de associar os chás apenas ao inverno ignorando sua versatilidade.

É possível usar apenas água fria para extrair das folhas um sabor único | Foto: divulgação Diário do Chá
No verão, eles oferecem uma experiência totalmente diferente, pautada em aromas e sabores leves e refrescantes. "Um ótimo chá gelado faz você parar e notar. É diferente do quente, uma experiência muito refrescante e saborosa, que vale ser testada em casa", explica.

Popularizado nos Estados Unidos, em 1904, quando, ao participar da Feira Mundial de Saint Louis, Richard Blechynden teve a ideia de colocar cubos de gelo em seus chás para atrair os visitantes, devido ao calor intenso da época, o chá gelado é um sucesso, desde então e se tornou um método diferente de preparar a bebida.

Segundo a tea sommelière, existem duas formas de preparo, a mais comum segue o exemplo do norte-americano, que fez a infusão com água quente e, depois, reduziu a temperatura com a mistura de gelo. Na segunda, basta manter o chá na geladeira por algum tempo para obter o mesmo resultado.
Mas, aqueles que gostam de experimentar técnicas diversas podem deixar de lado o fogão e usar apenas água fria para extrair das folhas um sabor único. O cold brew, ou infusão a frio, é um método incrivelmente simples, apesar de pouco conhecido pela maioria dos bebedores de chá.

Segundo a tea sommelière, a baixa temperatura da água faz com que a cinética da infusão seja completamente diferente, promovendo a extração dos compostos químicos de forma única. "Um exemplo é a extração dos polifenóis, os taninos do chá, que ocorre de forma muito mais lenta, produzindo chás gelados bem menos adstringentes.  Na ausência de calor, você fica com um chá suave, nada amargo e perfeitamente refrescante para beber no verão", explica.

O método, que funciona especialmente com os verdes, exige uma infusão longa, de seis a 12 horas. Em contrapartida, é possível ir adicionando mais água, enquanto ocorre o consumo. O resultado é um chá com menos cafeína, mas com muito sabor.

Receita cold brew

Ingredientes
7 gramas de erva
500 ml de água filtrada

Modo de preparo: em um recipiente, coloque a erva e a água filtrada, tampando para não pegar qualquer odor. Coloque na geladeira e aguarde de seis a 12 horas antes do consumo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...