segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Envelhecimento e coluna: prevenir doenças é possível

Da Redação

A expectativa de vida do brasileiro é, atualmente, de 76 anos. Isso significa que a população está envelhecendo e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contará com mais idosos que crianças em 2060. A terceira idade já conta, inclusive, com uma data comemorativa no calendário: 01 de outubro é o Dia Mundial do Idoso. Com isso, o  neurocirurgião de coluna e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Alexandre Reis Elias, ressalta a importância do cuidado com a coluna.

Neurocirurgião de coluna Alexandre Elias  afirma que é importante consultar o especialista em coluna, a partir dos 40 anos | Imagem: Freepik
E com o avanço da idade os problemas da coluna também tendem a crescer, consequência natural de um processo degenerativo do corpo, em que a região vai se tornando mais frágil e suscetível às doenças como hérnia de disco, escoliose, osteoporose, artrose, mielopatia cervical e espondilolistese.

O médico relata a necessidade da aplicação de uma medicina integrada, multidisciplinar preventiva e curativa. “Não podemos reverter os processos degenerativos, mas podemos atuar para minimizar sua evolução e melhor conduzir seus efeitos com hábitos e tratamentos que devolvam a funcionalidade e qualidade de vida aos pacientes”, explica Elias.

Algumas práticas simples já podem fazer uma grande diferença e geram mais resultados à medida que o paciente se discipline para o seu seguimento em longo prazo, para a vida toda. “São atitudes para uma melhora da saúde física e mental”, avisa o médico, que listou a seguir algumas medidas:

1. Alimentação: mais do que comer alimentos saudáveis, comer de forma equilibrada é fundamental para a nutrição de fibras, ossos, músculos, colágeno que são sustentação ao nosso corpo. Dentro deste tema, entra a importância também da manutenção do peso para evitar sobrecarregar vertebras que ao envelhecer já tendem a estreitar e desgastar.

2. Atividade física: ligado ao primeiro ponto, ter uma rotina de exercícios colabora para o aumento da força, flexibilidade, e boa sustentação da coluna, sendo a musculação especialmente indicada na terceira idade. RPG, Yoga e Pilates também são bastante indicados para o fortalecimento e reeducação postural. Entretanto, é importante praticar atividades físicas sob orientação profissional para não cometer riscos de realizar posturas erradas ou pegar peso em excesso.

3. Check-up médico: consultar o especialista em coluna, a partir dos 40 anos, para a realização de check-up, incluindo análise de densitometria óssea para a aferição da densidade mineral dos ossos, e identificação precoce de osteopenia e osteoporose é importante para a implementação de um tratamento de reposição de cálcio.

Quando já há a presença de uma doença de coluna e não ocorre uma melhora com os tratamentos convencionais, alguns procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos podem ser indicados. “As técnicas vídeo endoscópicas oferecem menos dor pós-operatória e recuperação bem mais rápida, com o paciente podendo andar no mesmo dia.”, finaliza o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...