segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Endocrinologista aposta na dieta “low carb” como estilo de vida

Da Redação

Quando o assunto é dieta, não existe milagre para emagrecer de maneira saudável. O endocrinologista Flávio Madruga, pós-graduado em Nutrologia e Medicina do Esporte, afirma que o único “segredo” do emagrecimento saudável e definitivo está na mudança de hábitos e da mentalidade.

Flávio Madruga explica que dieta "low carb" significa uma quantidade reduzida de carboidrato | Foto: Reprodução 
Pensando nisso, o especialista em Nutrologia com mais de 20 anos de experiência e cinco clínicas focadas em qualidade de vida espalhadas pela cidade de São Paulo, lançou seu primeiro livro Vida Low Carb. “Meu livro não apresenta uma fórmula mágica para o emagrecimento, mas sim, ensina as pessoas a estruturarem a alimentação, por meio de um método eficiente e comprovado cientificamente que está fazendo milhares de pessoas, no mundo todo, perderem peso de forma saudável e definitiva”, declara Madruga.

A alimentação low carb traz vários benefícios, não só para o emagrecimento, mas para a saúde e longevidade. Reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos que você ingere provoca a cetogênese, que é quando o metabolismo passa a “queimar” a gordura acumulada. Além disso, a dieta low carb reduz os níveis de insulina, ajuda a controlar o diabetes e a síndrome metabólica.

“A primeira pergunta que me fazem em consultório quando cito a dieta low carb é: ‘mas eu tenho que cortar os carboidratos totalmente?’. A resposta é: não. Low carb significa baixo carboidrato, isto é, uma dieta com quantidade reduzida de carboidratos, mas não 100% livre deles”, alerta o nutrólogo.

A dica é preferir justamente os carboidratos que vêm de fontes naturais, em vez dos processados comprados no mercado (como pães e massas). A batata doce e a mandioca, por exemplo, contêm uma taxa alta de carboidratos, e podem não ser recomendadas se o seu objetivo é a perda de peso.

Espinafre, aspargos e abacate também são fontes de carboidratos, mas em menor quantidade.
A pirâmide low carb se baseia principalmente em proteínas e vegetais diversos: carne, peixe, ovos, legumes variados devem estar em maior quantidade no prato. O consumo de gorduras naturais – manteiga, azeite de oliva, óleo de coco – também é bem-vindo. Os laticínios – leite (sem lactose), queijo, iogurte, coalhada – também podem ser consumidos com moderação.

Low carb não é uma dieta, mas sim um estilo de vida que faz com que as pessoas aprendam a comer sem o excesso do carboidrato na rotina alimentar, mas também sem passar fome ou abrir mão de tudo o que gosta para conseguir manter o corpo magro.

Grande parte das dietas existentes são restritivas e nem sempre oferecem ao corpo os nutrientes que ele precisa. Além disso, elas trazem muitas consequências psicológicas e emocionais que prejudicam todo o processo e faz com que as pessoas desistam no meio do caminho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...