quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Dia das Crianças: a infância influencia na fase adulta

Da Redação

Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças. Esta fase na vida é muito importante, pois hábitos característicos da idade adulta serão estabelecidos na infância.  De acordo com a especialista em inteligência comportamental e diretora do Centro Hoffman, Heloísa Capelas, a resposta para a forma como sentimos e agimos quando adultos está na infância de cada um.

Especialista Heloísa recomenda que a cada "não" dito ao filho, precisamos apresentar três "sim" | Foto: Freepik
"Aquilo que aprendemos a chamar de amor em nossas casas, quando ainda éramos pequenos, é exatamente aquilo que aceitamos e praticamos como forma de amor na vida adulta. E, assim como nós aprendemos o significado de amor com nossos pais e cuidadores, nossos filhos também aprenderam conosco, por cópia e repetição", exemplifica Heloísa.

Quem nunca sentiu a obrigação de agradar a todos que o rodeiam? Esta sensação, segundo a especialista, também pode ter grande relação com a infância, no momento em que os pais associam seus sentimentos à criança com determinadas ações. "Embora a maioria dos pais acredite dar amor incondicional aos seus filhos, acabam passando a imagem oposta. O não reconhecimento de atitudes positivas e o hábito de destacar os aspectos negativos da criança pode gerar uma angústia profunda", afirma.

Heloísa ainda reforça que este tipo de tratamento faz com que as crianças entendam que precisam ser perfeitas para serem valorizadas e, na idade adulta, a tendência é que esta pessoa se anule em benefício do outro e nunca se sinta boa o suficiente até mesmo para ser amada.

O poder das possibilidades
Um dos maiores desafios na criação de filhos é impor limites, sem que a criança seja completamente reprimida. Heloísa afirma que é importante que os pequenos entendam que nem todos os seus desejos poderão ser satisfeitos, mas a capacidade analítica também deve ser desenvolvida.

"A cada "não" dito, precisamos apresentar três "sim". A negativa deve ser feita, mas, logo em seguida, o ideal é apresentarmos algumas possibilidades para que a criança aprenda a enfrentar os desafios que surgirão ao longo de sua vida", finaliza a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...