terça-feira, 23 de outubro de 2018

Dermatologista comenta sobre o preenchimento facial com ácido hialurônico

Da Redação

Rugas de expressão, pés de galinha e olhos fundos. Todas essas marcas são problemas estéticos que incomodam milhares de pessoas, especialmente as mulheres. Isso acontece, pois com o passar dos anos a pele naturalmente perde a elasticidade, a sustentação do tecido conjuntivo e a sua hidratação. De acordo com a dermatologista Monalisy Rodrigues, preenchimento facial é recomendado para quem deseja ter uma pele mais jovem, firme e natural.

“ O ácido hialurônico está presente em nosso organismo e por não ser uma substância “estranha” ao corpo é mais segura”, afirma a dermatologista Monalisy Rodrigues
Existem tratamentos simples para retardar os traços do envelhecimento e manter a aparência jovial. O preenchimento facial é um dos mais indicados e eficazes, e consiste em preencher rugas e sulcos com a injeção de substâncias na derme. “O preenchimento melhora a aparência das linhas de expressão, embeleza os lábios, reestrutura as maçãs do rosto e sulcos profundos, suaviza cicatrizes e repara imperfeições”, explica a dermatologista.

De acordo com os dados do Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no Brasil, nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos, aumentou 390%. As principais consumidoras foram as mulheres com menos de 40 anos. Nas clínicas de estética e nos consultórios médicos, a busca por orientações para cuidar da pele começa mais cedo, por volta dos 25 anos.


Existem três tipos de preenchimento facial e suas aplicações variam com objetivo de cada um. O mais procurado é feito com ácido hialurônico. O tratamento possui várias vantagens, como o fato de ser rápido e pouco invasivo, e pode ser aplicado na face, lábios e no dorso das mãos. A médica Monalisy esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:

O preenchimento com ácido hialurônico é mesmo seguro?
Sim. O ácido hialurônico está presente em nosso organismo e por não ser uma substância “estranha” ao corpo é mais segura, tem menor probabilidade de ocasionar "alergia" ou complicações.

O procedimento é doloroso? Qual o tempo de aplicação?
É um procedimento considerado “minimamente invasivo” e muito bem tolerado. Ele possui na sua formulação a lidocaína, um anestésico local bem eficiente, que contribui para maior conforto do paciente. O tempo de aplicação depende da quantidade de produto que será utilizado.

Em quanto tempo os resultados aparecem e qual sua duração?
Os resultados são observados logo após a aplicação e tendem a ficar mais naturais com o passar dos dias. A durabilidade varia de acordo com o produto utilizado e a técnica de aplicação. Em média, chega a durar de um a dois anos, dependendo do tipo e marca do preenchedor.

Quais cuidados devem ser tomados após o preenchimento?
Não aplicar maquiagem no mesmo dia do procedimento, evitar atividade física e a exposição solar são as orientações que repasso aos meus pacientes. Também é normal que algumas pessoas notem um inchaço nas áreas de aplicação.

Caso a pessoa não goste do resultado, é um procedimento reversível?
Sim, é reversível. Os preenchimentos a base de ácido hialurônico podem ser degradados facilmente com a aplicação de uma enzima, que o metaboliza rapidamente.

Existe um limite de aplicações?  
O limite é o bom senso. Os tratamentos à base de preenchedores devem buscar sempre a naturalidade, a “melhor versão” de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...