quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Dia das Crianças: ler é preciso

Por Vivian Silva

Por meio da leitura podemos “viajar”, sem sair do lugar, ter uma boa companhia ao alcance das mãos, além de adquirir conhecimentos imprescindíveis para o nosso desenvolvimento pessoal. Mas, infelizmente, um pouco menos de um terço dos brasileiros afirmam gostar muito de ler, segundo a última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”  do Instituto Pró-Livro. Para mudar este panorama, é importante que o hábito da leitura seja estimulado, desde criança.

Os pais têm papel fundamental para incentivar o hábito da leitura nos filhos | Foto: Freepik
No mercado, há uma variedade de livros voltados ao público infantil, entre eles, estão os didáticos, contos, fábulas, lendas, publicações com imagens para colorir, enfim, opções não faltam.

O Dia das Crianças, 12 de outubro, se aproxima é o livro pode ser um ótimo presente, mas vale lembrar que o exemplo ainda é o mais importante, para desenvolver nos pequenos este hábito salutar. “Os resultados da pesquisa (divulgada em 2015) reforçam a análise de que o hábito de leitura é uma construção que vem da infância, bastante influenciada por terceiros, especialmente por mães e pais”, esclarece o estudo.

A escritora Luzia já lançou sete livros voltados ao público infanto-juvenil | Foto: divulgação 
Para a escritora e ex-docente, Luzia Aparecida Fernandes Trabbold, de São Paulo, a leitura na infância é muito importante.  “(Ler) é um crescimento, mas, infelizmente, hoje tem muita coisa que tira um pouquinho a atenção da criança para este desenvolvimento”, comenta a escritora, que já passou dos 70 anos de idade e mantém a paixão pela literatura. Com sete livros publicados, ela lançou no mês passado a publicação independente “Vamos colorir com a alma”, voltado ao público infantil.
Ler junto com os filhos é um hábito da jornalista e escritora Karime | Foto: divulgação 
Já a jornalista e escritora, Karime Ribeiro, 36 anos, afirma que ler com os filhos é algo muito prazeroso. Ela é mãe de um adolescente de 14 anos e de uma menina de quatro anos. “As palavras, contos e histórias deixam nossa vida mais leve, estimulam nossa criatividade. (Ler) promove tempo de qualidade com os filhos, é um ‘passatempo’ que te permite conexões com algo muito maior”, reflete.

Em julho deste ano, Karime lançou a publicação independente "Ipoti - Amigos na Mata", no Festival Paisagens - Feira de Impressões, em Vinhedo (SP). A obra traz ilustrações de Mel Nogueira Franco Corrêa.

Como diz o ditado popular “as crianças são o futuro da nação”, então, é muito importante que elas sejam estimuladas para terem bons hábitos, assim como o da leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...