segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Escritor planeja lançar livro em prostíbulo

Por Vivian Silva

O livro “Por que a cabeça da gente não para de pensar” não é nada sugestivo, conforme autoanálise do próprio autor Jorge Maciel de Andrade, 65 anos. A obra lançada pelo Clube de Autores, em impresso e e-book, no último mês, pode ganhar lançamento numa “boate”, segundo Andrade.

“Eu estou pensando seriamente em lançar numa boate, pois descobri que prostituta está lendo mais do que professor, atualmente”, comenta o autor.

Ilustrações são da desenhista Beatriz  Araújo Sol | Imagem: divulgação  
A frase dele é embasada em algumas pesquisas, entre elas, a realizada pela QEdu: Aprendizado em Foco, em parceria com a Meritt e a Fundação Lemann, que aponta que menos da metade dos professores das escolas públicas brasileiras tem o hábito de ler no tempo livre.

No enredo que aborda temas como discriminação, visibilidade social e superação, a jovem mãe Neneca busca uma nova vida na terra da garoa, que a recebe debaixo de um viaduto por moradores de rua. O livro é ambientado nas comunidades de periferias de grandes centros, nas quais os personagens, na busca incessante pela sobrevivência, encontram respostas na conhecida "informalidade das atividades econômicas" e marginais.

O título do livro surgiu de um momento peculiar na vida do escritor. Ele conta que um dos seus três filhos fez este questionamento, quando criança, “por que a cabeça da gente não para de pensar” e, assim, ele acabou por batizar a obra com esta frase. Já as ilustrações são da desenhista Beatriz  Araújo Sol.

Além de escritor, Andrade é aposentado e palestrante. Com licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Fundação Santo André, ele já desenvolveu diversos trabalhos comunitários ao longo da sua trajetória profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...