quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Setembro verde: mês de orientação sobre o câncer de intestino

Da redação

O segundo câncer que mais mata no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), não costuma estar entre os mais conhecidos da população: o câncer de cólon e do reto. A alta taxa de mortalidade assusta, especialmente considerando que é um tumor com grandes chances de cura, quando diagnosticado precocemente. Para mudar este cenário, a Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (Sobest) divulga a campanha Setembro Verde, que tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de intestino e as formas de prevenção.


Médico deve ser procurado caso haja sangramentos retais, presença de muco nas fezes, mudanças no hábito intestinal, perda de peso, cansaço/fraqueza, e (ou) anemia | Foto: reprodução 
A estimativa do Inca para este ano é de 36.360 novos casos – 17.380 homens e 18.980 mulheres. O número de mortes, conforme levantamento de 2013, é de 15.415 (7.387 homens e 8.024 mulheres).

O mais importante é trabalhar com a prevenção do câncer colorretal. Entre os fatores de risco, não se deve desconsiderar a existência de história familiar, em especial de parentes de primeiro grau com adenomas diagnosticados, especialmente antes dos 60 anos de idade; história pessoal pregressa de adenomas ou câncer de mama, ovário ou endométrio; história de doenças inflamatórias intestinais como a colite ulcerativa crônica e doença de Crohn e certas condições hereditárias, como a polipose adenomatosa familiar e o câncer colorretal hereditário sem polipose.

A presidente da Sobest, Maria Angela Boccara de Paula, destaca ainda quando é preciso procurar um médico. "Caso haja sinais como sangramentos retais, presença de muco nas fezes, mudanças no hábito intestinal, perda de peso, cansaço/ fraqueza, anemia, o serviço de saúde deve ser acionado o mais rapidamente possível, para que sejam realizadas as investigações necessárias e, assim, caso seja realmente um câncer, este possa ser tratado com agilidade e eficiência", afirma.

Cuidados com a alimentação, ingesta de fibras, pratica de exercícios físicos e desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis são essenciais para manter o corpo em boas condições e, portanto, contribui para prevenir inclusive o câncer do intestino.

 A realização de exames específicos, como a colonoscopia, em pessoas com mais de 50 anos é uma medida de prevenção importante. Qualquer sinal de sangue ou muco nas fezes deve ser comunicado ao médico e deve ser investigado, bem como a presença de lesões ou qualquer área na região perianal com características diferentes das normalmente observadas também devem ser avaliadas pelo profissional.

Em alguns casos cirúrgicos, o paciente pode precisar usar uma bolsa coletora, quando a operação gerar uma estomia, uma nova comunicação do intestino para o meio externo.  "O estomaterapeuta é o profissional que vai ajudar durante todo o processo, desde o pré-operatório, na preparação e orientação sobre a estomia e os equipamentos coletores, entre outras informações para diminuir a ansiedade do paciente e familiares. Também auxilia na recuperação fisiológica e no processo de reabilitação do paciente, com ensino do autocuidado, prevenção de possíveis complicações, acompanhamento pós-operatório até o encaminhamento para o programa de atenção às pessoas com estomias nos polos de atenção, que em geral também se encontra o enfermeiro estomaterapeuta", destaca Angela.

Muitas vezes grande número de pacientes não tem acesso ao enfermeiro estomaterapeuta, o profissional qualificado para dar todo o suporte e cuidar de pessoas com estomias. Há dois anos, a Sobest divulga a campanha "Eu mereço um Estomaterapeuta", para conscientizar a população sobre os direitos e cuidados aos pacientes, além de discutir a expansão da especialidade no País.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...