quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Mais de 3 toneladas de lixo eletrônico são arrecadadas em São Paulo

Da Redação

A iniciativa do Turismo de Mônaco e do Movimento Greenk, que implantou coletores de lixo eletrônico (e-lixo) em São Paulo, já trouxeram resultados ao  meio ambiente. Desde junho, foram arrecadados 3.284 toneladas (t) de e-lixo. Desta forma, 1.122 quilos (kg) de CO2 deixaram de ser emitidos e 11.279 quilowatts-hora (kW/h) de energia foram economizados.

Coletores estão espalhados em 15 pontos de São Paulo | Foto: divulgação 
No primeiro semestre de 2018, foram instalados os primeiros 15 pontos públicos de coleta de lixo eletrônico em parques e prédios públicos na cidade de São Paulo. O engajamento da população paulistana foi tão alto que, desde que foram implantados, já foram realizadas 28 coletas. O ponto do Parque Ibirapuera é o mais ativo e já foi esvaziado seis vezes, arrecadando mais de 700 Kgs, seguido do Parque da Aclimação, com 600 Kgs.

Os coletores recebem diversos tipos de lixo eletrônico, como computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios, cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte. O e-lixo é recolhido e transportado por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron. Os equipamentos que ainda estão em condições de uso são remanufaturados e doados para escolas públicas. Já os produtos e peças que estão fora de uso seguem para uma empresa ambiental que irá desmontá-los, de forma que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, foi criada para facilitar e incentivar o descarte correto de e-lixo na cidade de São Paulo (e no Brasil), além de conscientizar a população sobre a importância de se desfazer de materiais eletrônicos minimizando danos ao meio ambiente.

O Principado de Mônaco apoiou a iniciativa, pois o governo, empresas e instituições monegascas são engajados em prol de um futuro melhor e sustentável para o planeta.

Confira abaixo os locais dos pontos de coletas:
1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3.
2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949.
3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853.
4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n.
5) Parque do Chuvisco – Rua Ipiranga, 792 – Jd. Aeroporto.
6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n.
7) Parque Buenos Aires – Av Angélica, 1.500.
8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420.
9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119.
10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200.
11) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515.
12) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera.
13) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905.
14) Sede da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – Centro.
15) Prédio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...