terça-feira, 25 de setembro de 2018

Grupos de emagrecimento em empresas fomentam hábitos saudáveis

Da Redação

Para diminuir o impacto negativo da má alimentação, algumas empresas têm investido cada vez mais em opções saudáveis para seus colaboradores. Um exemplo disso é a Furukawa, em Curitiba (PR), que conta com os serviços da Risotolândia Restaurantes Corporativos para atender as necessidades nutricionais dos mais de 700 colaboradores.

A ingestão excessiva de açúcar pode aumentar os níveis de cortisol no organismo - hormônio responsável pelo estresse | Foto: Freepik
Além de cardápios desenvolvidos de acordo com o perfil da empresa, o serviço conta com projetos que promovem hábitos saudáveis e diminuem os riscos de doenças relacionadas à alimentação, como o Projeto Viva Melhor, que prevê ações personalizadas em formatos de blitz, conforme explica a  nutricionista da Risotolândia, Patrícia Torassi.

 "Nós identificamos os principais problemas de saúde existentes entre os colaboradores das empresas clientes e, a partir daí, desenvolvemos ações junto à empresa para promover um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, mais produtivo", conta Patrícia.

Uma das iniciativas são os grupos de atendimento focados em quatro aspectos: emagrecimento, prevenção e controle da diabetes, acompanhamento de gestantes e hipertrofia, para os praticantes de atividades físicas.

Como funciona?
Cada grupo é formado por até 20 colaboradores que são atendidos, conforme a sua necessidade por cinco encontros que acontecem mensalmente. No caso dos grupos de emagrecimento, são abordados temas como tipos de alimentos, densidade calórica, necessidade energética individual, alimentação e atividade física para incentivar a perda eficiente de peso. "Este formato tem se mostrado muito eficiente, já que, juntos, os colaboradores ganham voz e demonstram até cinco vezes mais resultados, graças ao incentivo dos colegas", explica Patrícia.

Já os grupos de hipertrofia são focados no ganho de massa muscular, abordando temas como metabolismo corporal, densidade calórica, necessidade energética individual, alimentação para cada tipo específico de atividade física.

Completando as ações, estão os grupos para diabetes, que auxiliam o participante no ganho de qualidade de vida e no cuidado da doença, por meio de temas como: o que é diabetes, quais seus tipos, quais alimentos devem ser consumidos e quais devem ser evitados, além de contagem de carboidratos.

Por fim, o grupo para gestantes, que auxilia a participante em uma gestação saudável, promovendo debates sobre desenvolvimento da gestação, alimentação em cada trimestre, amamentação e introdução alimentar.

 Na Furukawa, os grupos de atendimento acontecem desde 2016 e, atualmente, a empresa tem mais de 40 colaboradores atendidos pelas nutricionistas da Risotolândia.

O poder da alimentação 
Você já ouviu falar que pessoas bem alimentadas trabalham mais e melhor? É o que aponta uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados da instituição, pessoas que costumam ter maus hábitos alimentares são até 20% menos produtivas, do que outras que consomem frutas, grãos e vegetais regularmente.

Além disso, especialistas alertam sobre os perigos da ingestão excessiva de açúcar, que pode aumentar os níveis de cortisol no organismo - hormônio responsável pelo estresse. O perigo está justamente aí: quando os níveis de estresse sobem, as pessoas tendem a consumir mais açúcar, criando um ciclo contínuo que pode desencadear doenças como a obesidade e a diabetes, além de diminuir a motivação e o desempenho no trabalho, é claro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...