quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Virada da Mobilidade começa neste mês

Da redação 

Desde 2012, a cidade de São Paulo recebe o evento Virada da Mobilidade com o objetivo de mobilizar a população a participar de atividades e atrações que evidenciam a importância da locomoção de pessoas nos grandes centros urbanos, de forma inteligente e mais sustentável. A próxima edição, que também será realizada no ABC e Niterói (RJ), acontecerá de 17 a 23 de setembro na capital paulista e de 18 a 25 no RJ.

 No ABC, haverá o Desafio Multimodal em 19 de setembro | Foto: divulgação 
Em São Paulo, a programação integra debates sobre mobilidade, um desafio multimodal, concurso de fotografias de espaços urbanos, ações com crianças no museu Catavento, além do fechamento da Rua Maria Antônia na sexta-feira (21), véspera do Dia Mundial Sem Carro (22), que é comentado pela diretora do Instituto Cidade em Movimento (IVM), Luiza de Andrada.

A solução do desafio da mobilidade das grandes cidades passa pela multimodalidade, destaca o idealizador do evento, Márcio Henrique Nigro, CEO do Caronetas. “A oferta de transportes alternativos tem aumentado a cada dia, mas é preciso conectar os transportes de maneira inteligente, priorizando o transporte de alta densidade nas regiões onde ele é mais eficiente e escolhendo as alternativas mais convenientes e sustentáveis na primeira e última milha”, afirma.

O Desafio Multimodal – concebido para estimular a alternância de modais dentro do mesmo percurso será realizado em 19 de setembro no ABC e, pela primeira vez, os percursos terão sempre como ponto de chegada o próximo evento da programação do dia. Os participantes poderão experimentar transportes alternativos e aplicar a alternância de modais no percurso, comparando tempos de deslocamento, oferta de transportes e as condições do percurso. As modalidades, além dos tradicionais, incluem veículos elétricos, skate elétrico, bicicletas elétricas, e transporte compartilhado.

De 18 a 23 de setembro, as crianças entre 5 e 10 anos poderão participar de atividades gratuitas no museu Catavento, em parceria com a Fundación Mapfre. Trata-se do programa Na Pista Certa, que proporcionará vivências lúdicas e pedagógicas sobre educação no trânsito em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. As atividades têm a duração de, aproximadamente, 50 minutos e conseguem atender cerca de 30 crianças simultaneamente.

O Na Pista Certa conta com a participação de monitores que apresentam conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. As crianças participam de atividades que promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, visando mostrar os diferentes pontos de vista: motorista, passageiro, pedestre e ciclista, entre outros atores do trânsito
.
A Virada da Mobilidade é uma realização do Caronetas, do Instituto Cidade em Movimento e da Scipolulis, com apoio Institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Fundação Mapfre, além de contar com diversas empresas e organizações que apoiam o evento. Para conferir a programação conpleta acesse: www.viradadamobilidade.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...