quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Futuro da alimentação é debatido em seminário

Da Redação

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, acontecerá em São Paulo o seminário internacional O Futuro da Alimentação. O evento reunirá pesquisadores, cientistas, produtores e sociedade civil para debater o desafio de garantir alimento para uma população que deve chegar à marca de 10 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. O seminário gratuito, promovido pela Scientific American Brasil, será realizado no Teatro Eva Hertz, no Conjunto Nacional, a partir das 09h30. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Evento ocorre em 16 de outubro, no Teatro Eva Hertz, em São Paulo | Imagem: reprodução 
Especialistas internacionais irão abrir as discussões em cada um dos turnos do evento. Na parte da manhã, a americana Nina Fedoroff – bióloga molecular, autora de diversos livros sobre uso de tecnologia para produção agrícola, ex-conselheira científica do Departamento de Estado dos EUA e ex-presidente da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência – falará sobre como alimentar uma população crescente de maneira sustentável. À tarde, o convidado é o pesquisador sueco Stefan Jansson – biólogo, um dos pioneiros europeus na utilização da ferramenta de edição genética CRISPR em plantas e ex-presidente da Sociedade de Fisiologia de Plantas da Escandinávia. O título de sua palestra será “Ser ou não ser geneticamente modificado, eis a questão”.

A ideia é discutir os enormes desafios diante dos quais a humanidade está hoje, a exemplo da questão da fome, da produção e da distribuição de alimentos. Os participantes também vão compartilhar a visão de que nunca estivemos tão preparados para superar os obstáculos.

Para o diretor da Scientific American Brasil, Alfredo Nastari, o Brasil deve continuar a ser um protagonista da produção alimentos com tecnologia e de maneira sustentável. “Hoje, já aprendemos muito sobre processos bioquímicos complexos, genética, big data, inteligência artificial e muitos outros. Além disso, temos condições de transformar esse conhecimento em soluções inovadoras”, afirma.

Os temas serão abordados ao longo de quatro painéis: “Um mapa da abundância e da escassez”, “Mudanças climáticas, sustentabilidade e produção de alimentos”, “Novas tecnologias na produção de alimentos” e “Exemplos inspiradores”. Todos os debates vão contar com a participação do público presente no local e também com as contribuições dos internautas que acompanharão o evento por streaming.

Para participar, os interessados devem se inscrever previamente aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...