segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Ginecologista fala sobre ressecamento da região íntima

Da redação

O corpo feminino muda constantemente, principalmente devido a alterações hormonais, que podem influenciar a função sexual. Assim, o ressecamento da região íntima, também conhecido como secura vaginal, é um dos problemas que afeta as mulheres.  O ginecologista Luciano Pompei,  que é professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Presidente da Associação Brasileira de Climatério (Sobrac), esclarece dúvidas sobre este tema e fala sobre as  diferenças entre lubrificante e hidratante vaginal.

Ginecologista Luciano Pompei alerta que lubrificante e hidratante vaginal têm finalidades distintas | Foto: Getty Images
A secura vaginal é muito comum, principalmente no climatério, pós-menopausa, pós-parto e em mulheres que estão em tratamento quimioterápico. Apesar de comum, a condição ainda é pouco discutida com profissionais de saúde, pois muitas mulheres têm vergonha e ficam desconfortáveis em falar sobre o problema.

Já as mulheres com idade mais avançada, na fase pós-menopausa, acreditam que o ressecamento vaginal faz parte do processo de envelhecimento e precisam conviver com a situação. Nesta fase, o quadro pode ser mais acentuado, pois de acordo com estimativas, até 50% das mulheres nesse período sofrem com os sintomas da atrofia vaginal – afinamento da camada de células que reveste internamente a vagina–, sendo o ressecamento um dos principais incômodos.

"É importante que as mulheres sintam confiança em falar com seu médico sobre o problema, pois embora seja uma situação comum, ela pode ser contornada, independente da idade para assim resgatar a sua qualidade de vida e recuperar a autoestima, muitas vezes prejudicada por conta do ressecamento vaginal", afirma Pompei.

Uma das alternativas é fazer o uso de hidratantes íntimos, produtos não hormonais que ajudam a manter a umidade nas células da região íntima, proporcionando o restabelecimento da umidade local e, consequentemente, alívio do ressecamento na região íntima. É importante ressaltar que os hidratantes vaginais são diferentes dos chamados lubrificantes.

O médico alerta que os produtos são para finalidades distintas. "Os hidratantes devem ser utilizados regularmente e têm efeito por prazo mais longo, já os lubrificantes são usados apenas na ocasião das relações sexuais. Os lubrificantes atuam somente na diminuição do atrito momentaneamente, sem cuidar do ressecamento de fato, ao contrário dos hidratantes", explica.

Antes de fazer o uso de qualquer produto, seja o hidratante ou lubrificante, é importante procurar um especialista e seguir as orientações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...