Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as varizes atingem cerca de 25 milhões de pessoas no mundo. Além da questão estética e dor, se não tratadas, as varizes podem causar complicações ao paciente como lesões de pele, manchas e úlcera (ferida). Uma curiosidade que nem todos sabem é que o inverno é o período ideal para tratar as varizes e os vasinhos, já que a exposição ao sol não é recomendada durante o tratamento.
Para prevenir a doença o ideal é praticar exercícios físico, manter um peso adequado e, quando recomendado pelo médico, usar meia de compressão | Foto: reprodução |
Sobre os sintomas, o especialista ressalta que os mais comuns são: dor, sensação de peso, cansaço e queimação. “Lembrando que a pessoa não acorda com a dor, ela passa a ter esse sintoma ao longo do dia”, explica o médico.
Campos conta que existem dois tipos de tratamentos: o clínico e cirúrgico. O clínico pode ser feito por meio de medicação, meia elástica e exercícios físicos. Já o cirúrgico pode ser convencional ou endovascular, que é realizado por meio de laser ou radiofrequência.
O especialista reforça, ainda, que a melhor forma de prevenir o problema é cuidar da saúde mantendo um bom peso, praticando exercícios físicos e, em certos casos, usando a meia elástica de compressão de acordo com recomendação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário