sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Veias saltadas após a prática de atividade física pode ser preocupante, alerta vascular

As veias saltadas podem até parecer normais – e até certo ponto são mesmo - mas o cirurgião vascular Caio Focássio, da capital paulista, alerta: se a veia permanecer deste jeito, após o término da atividade física é sinal de perigo.

Atividade física deve ser introduzida de forma lenta e progressiva, orienta o médico Caio Focássio | Foto: reprodução
"Durante o esforço físico há um aumento natural da vascularização e do fluxo sanguíneo na região que está sendo exercitada para nutri-la. Com isso, ocorre o aumento do retorno venoso e da quantidade de sangue no sistema venoso, com consequente dilatação das veias, já que são elas as responsáveis por levar o sangue de volta ao coração", explica o médico.

Todas as veias passam pelo processo de dilatação, por isso que nem todas que estão saltadas são sinais de problema ou de alguma patologia. "Mas é essencial prestar atenção aos sinais que o corpo emite", alerta Focássio.

Por isso que atletas ou praticantes amadores de atividade física devem realizar acompanhamento médico regularmente. "Apesar de não existirem evidências científicas que comprovem o malefício para o sistema circulatório das práticas excessivas que utilizam os treinos de força, sabemos que exercitar-se de forma exagerada também pode causar outros sintomas. O ideal é que a atividade física seja introduzida de forma lenta e progressiva, devendo sempre ser acompanhada de perto por profissionais", finaliza o médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...