segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Palestrante aborda trabalho em arquivo histórico

Da redação

O Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, recebeu a primeira programação do ciclo de palestras "Arquivos, Museus e Bibliotecas", no último dia 25.  Neste sábado (1º), às 11h, haverá palestra com  a bibliotecária e gerente do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, Ana Mattos.

Exposição “Onde os arquivos despertam” revela também os bastidores do dia a dia em um acervo histórico | Foto: divulgação
Com mais de 20 anos de experiência em bibliotecas e centros de informação, Ana falará sobre o trabalho no Wanda Svevo, conhecido como uma das mais importantes coleções de documentos sobre arte moderna e contemporânea na América Latina.

Exposição “Onde os arquivos despertam”
A nova mostra temporária do Museu da Energia de São Paulo apresenta uma pequena fração do vasto acervo da Fundação Energia e Saneamento, composto por mais de 260 mil materiais iconográficos, 1.600 metros lineares de documentos textuais, entre outros, e que apresentam a história da energia, da industrialização e da urbanização na cidade e no Estado de São Paulo. Além de reunir fotografias, mapas e outros documentos curiosos, a exposição revela os bastidores do dia a dia em um acervo histórico, convidando o público a conhecer o ambiente de trabalho de um arquivo, seus profissionais e as práticas de tratamento e cuidado com os documentos.

Entre os itens de acervo expostos, destacam-se desenhos arquitetônicos do Solar da Marquesa, último exemplar remanescente da arquitetura residencial urbana setecentista na Capital; fichas de funcionários da antiga companhia Light, que introduziu os bondes elétricos na cidade, a partir de 1900 - os documentos registram a crescente presença de imigrantes na Capital neste período; e fotografias e documentos pessoais do engenheiro Catullo Branco, pioneiro nos estudos sobre energia eólica no País, nos anos 1930, deputado federal nos anos 1940 e responsável pelo projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, umas das mais importantes do País. A mostra temporária permanece no museu até 13 de outubro.

A exposição "Onde os arquivos despertam" conta com o apoio do Instituto de Arte Contemporânea – IAC e da Casa do Restaurador. O ciclo de palestras tem a colaboração das instituições IAC, Fundação Bunge, Museu da Imigração, Biblioteca Parque Villa-Lobos, Memorial da Resistência e Museu da Obra Salesiana.

Oficina "Documento de família"
Outra atividade paralela à exposição é a oficina "Documento de Família", que será ministrada pela arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento.

Gratuita, a ação será realizada neste sábado (1º), às 10h, e oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br.

O Museu da Energia fica na Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, em São Paulo. O horário de funcionamento é das 10 às 17h, de terça a sábado. Tel.: 3224-1489.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...