sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Coach lista cinco passos para eliminar distrações

Da Redação 

Ter foco é um dos grandes desafios da vida moderna. Diariamente, as pessoas lidam com muitas distrações, que as deixam menos produtivas. Com as várias mensagens no grupo do WhatsApp e constantes notificações no Facebook, fica difícil se concentrar nas tarefas diárias. Segundo o master coach e fundador da Febracis, Paulo Vieira, é preciso concentrar-se em um ponto de cada vez para alcançarmos realizações rápidas.

Para focar em uma atividade específica, é preciso ter maturidade emocional, avalia o coach Vieira 
Em seu livro, "O Poder da Ação", o autor orienta como administrar o tempo e focar em diferentes áreas, tanto na vida profissional como na pessoal. A partir da metodologia Coaching Integral Sistêmico (CIS), o especialista busca melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Acreditamos que devemos e podemos, primeiramente, equilibrar e, depois, potencializar a vida em todas as suas nuances. Acreditamos na essência da abundância, que diz que para ser feliz em uma área não precisamos ser infelizes em outra", diz.

Para quem vive brigando com o relógio, Vieira recomenda cinco passos para eliminar as distrações e alcançar maior produtividade. Confira:

Saiba o que te distrai
Facebook, WhatsApp, telenovelas e jogos de internet. Estes são alguns fatores típicos de distração. De acordo com o especialista, é importante identificar quais são os elementos que desviam o nosso foco. Algumas pessoas decidem que vão fazer uma atividade física, por exemplo, mas logo desistem para ficar em casa assistindo à televisão.

Para focar em uma atividade específica, é preciso ter maturidade emocional. "Pessoas imaturas começam e logo perdem a perspectiva do que, de fato, importa fazer ou conquistar", afirma Vieira.

Tenha um foco estratégico
Nosso tempo é valioso e as distrações acabam impedindo as pessoas de se dedicarem a atividades realmente importantes. Segundo o coach, se o profissional reservasse uma hora do dia para estudar sobre a área que atua, poderia ser promovido e aumentar a renda, por exemplo.
Quando as pessoas eliminam suas distrações, elas conseguem inserir em sua rotina um tempo para aprimorar seus conhecimentos e aumentar sua produtividade.

Administre seu tempo
"Eu nunca tenho tempo". Esta é uma frase muito comum em nosso dia a dia, principalmente, devido à demanda de trabalho ou mesmo de distrações diárias. Vieira afirma que é importante ter uma agenda, que foque não apenas em tarefas, mas também que melhore o estilo de vida das pessoas.

"Uma gigantesca parcela da população mundial concentra e comprime quase todas as áreas de sua vida em apenas um ou dois dias da semana. E tenta compensar desesperadamente no sábado e domingo tudo o que não viveu e usufruiu nos outros cinco dias", diz o autor. De acordo com Vieira, a agenda é importante para que as pessoas não percam o foco em reservar um tempo com a família, amigos ou mesmo cuidar da saúde.

Estabeleça barreiras entre você e suas distrações
Para ter foco, é preciso se esquivar de algumas distrações comuns. Se você quer aproveitar melhor o seu tempo, desative as notificações do seu celular e retire as redes sociais dos seus favoritos.
Existem alguns aplicativos para bloquear o acesso a redes sociais ou outras redes por um tempo determinado. Entre eles estão: Self-Control, Anti-Social e StayFocusd.

Tenha um foco consistente
Muitas pessoas possuem dificuldades de se manter focadas em suas metas e objetivos e são levadas por qualquer tipo de influência. "Ter o foco consistente é manter-se focado no seu alvo sem abrir mão dele por nenhuma distração ou tentação", afirma o autor. É possível ter metas diferentes, no entanto, é importante sempre ver com clareza seus objetivos. "Como a mente humana pode produzir mudanças comportamentais se não há consistência no alvo?", questiona o coach. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...