terça-feira, 29 de janeiro de 2019

“Fevereiro Roxo” alerta para doenças incuráveis

Da Redação

Nos últimos anos, alguns meses são associados a cores, para alertar sobre doenças. O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização promovida para incentivar o diagnóstico precoce das doenças lúpus, fibromialgia e alzheimer. O objetivo é permitir que os pacientes tenham mais qualidade de vida mesmo convivendo com alguma dessas condições. As doenças que, apesar de apresentarem sintomas e diagnósticos diferentes, têm em comum o fato que são incuráveis.

O slogan da campanha é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto” | Imagem: divulgação
Apesar de toda a mobilização para divulgar a data, ela ainda não é muito conhecida. Nas bases de procura do Boa Consulta, a taxa de agendamentos de reumatologistas e neurologistas não varia muito quando comparada aos outros meses do ano.

A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Não existe um calendário oficial de conscientização. O trabalho geralmente é feito por ONGs e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais, que promovem palestras, ações de informação sobre as doenças e até mutirões de saúde.

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo (como se eles fossem invasores externos). Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas — que podem ser extremamente dolorosos.

A fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas envolvem dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas e formigamento nas extremidades do corpo. Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. A pessoa afetada nota uma redução em sua capacidade de se exercitar, justamente devido às dores e à fadiga. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.

Descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, a doença de alzheimer é neurodegenerativa. Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente. O alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social fica seriamente afetada, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...