sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Dermatologista ressalta a importância do uso do protetor solar diariamente

Da Redação 

O uso do protetor solar é importantíssimo e imprescindível, de acordo com o  dermatologista do Hospital Dom Alvarenga, João Vicente Carneiro Felici. O produto deve ser usado diariamente, pois mesmo nos dias frios, chuvosos e até nublados, há a incidência dos raios Ultra Violeta (UV), que são os responsáveis pela alteração de células da pele.

Protetor solar deve ser utilizado mesmo nos dias frios e chuvosos | Foto: Freepik 
Felici, explica que uma exposição excessiva à radiação UV na pele resulta em queimadura solar clássica, que é o raio UVB (tipo de raio ultravioleta que penetra mais superficialmente e contribui para queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele). "Isso ocorre quando há uma exposição solar excessiva na pele das 9h às 15 horas, dependendo dos fatores ambientais e geográficos".

Segundo o especialista, recomenda-se usar o protetor solar diariamente, aplicando em abundância no corpo entre 15 a 30 minutos antes do contato direto com a radiação solar, além disso, é preciso reaplicar o proteto de duas em duas horas, isso se não houver contato direto da pele com a água ou transpiração excessiva.

"Para os dias de muito calor, em que a exposição solar direta é mais intensa e que temos transpiração excessiva e contato direto com a água, o tempo padrão de aplicação de duas em duas horas do protetor solar acaba diminuindo. Logo, a dica é reaplicar assim que sair da água ou suar muito.
Ainda, segundo o dermatologista, o raio UVB é o mais perigoso e tem maior incidência de câncer de pele. Ele é filtrado em até 98% com o uso do protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) 60, por isso é importante escolher um produto ideal para seu tipo de pele.

"Devemos conferir no produto o FPS mínimo, que representa o tempo a mais que a pele permanece sob proteção solar. O FPS pode variar entre dois até 60+, e diante da escolha do produto, é fundamental encontrar o filtro solar adequado de acordo com o fototipo do indivíduo".

Felici explica que os fototipos mais baixos, ou seja, com pele bem clara, devem utilizar filtro solar com fator entre FPS 30 e FPS 60, inclusive adotando o hábito desde a infância, para evitar danos maiores à pele.

"Quando existe a sigla PPD (Persistent Pigment Darkening, e em livre tradução seria "Escurecimento Persistente do Pigmento) na embalagem do protetor solar, indica que há proteção também contra UVA (tipo de raio ultravioleta), principal responsável pelas manchas e o envelhecimento da pele causados pela exposição solar prolongada. Muitos escolhem o filtro solar baseando-se apenas no FPS alto, quando deveriam dar importância também ao nível de proteção UVA".

Além do protetor solar com o uso adequado, Felici recomenda roupas de algodão e, principalmente, bonés e chapéus nas atividades ao ar livre. Óculos de sol são fundamentais para proteger os olhos dos raios ultravioletas, prevenindo catarata e outras lesões oculares.

Não podemos deixar de lado a importância da hidratação também. O dermatologista reforça que a hidratação, tanto líquida como da pele, deve ser redobrada. Além de manter uma dieta balanceada e evitar água quente no banho pelo ressecamento excessivo da pele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...