terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Hábito de coçar os olhos pode aumentar o grau de astigmatismo

Da Redação

Coçar os olhos é uma prática bastante comum no dia a dia de qualquer indivíduo, mas o que poucos sabem é que este hábito, que parece ser inofensivo, pode agravar o grau de astigmatismo e até desenvolver o ceratocone, doença na qual o formato e espessura da córnea são afetados, de acordo com o oftalmologista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Rony Preti, fundador do Preti Eye Institute.

A coceira nos olhos pode ocorrer por diversos fatores como condições climáticas (tempo seco), poluição e cansaço, além de quadros alérgicos | Foto: iStock 
"O astigmatismo é um dos vícios de refração, que se caracteriza como uma imperfeição na curvatura do olho, por este motivo, pacientes com esse quadro apresentam visão borrada ou distorcida. Quando coçamos os olhos com muita frequência, a córnea pode ser afetada, sofrendo alterações e desenvolvendo ou agravando o grau de astigmatismo. Situações como esta são bastante comuns em crianças e adolescentes, que, na maioria das vezes, já apresentam um quadro de alergia, o que os leva a coçar os olhos, por isso, é importante que pais ou responsáveis fiquem sempre atentos", ressalta Preti.

Além do risco de desenvolver doenças oculares, esfregar os olhos favorece o contato entre micro-organismos presentes nas mãos e nos olhos, podendo causar infecções e irritações oculares, como, por exemplo, a conjuntivite bacteriana. A coceira nos olhos pode ocorrer por diversos fatores como condições climáticas (tempo seco), poluição e cansaço, além de quadros alérgicos.

De acordo com o especialista, esfregar os olhos regularmente pode provocar o descolamento de retina. "O descolamento acontece quando o humor vítreo, substância gelatinosa e viscosa que preenche a porção entre o cristalino e a retina, escapa do seu local de origem, causando a rasgadura da retina, acumulando a substância entre a retina e o fundo do olho. Nesta situação, parte da retina acaba não tendo contato com a camada de vasos sanguíneos, localizada no fundo do olho, o que faz com que deixe de receber a quantidade de sangue e oxigênio necessários, causando, assim, a morte dos tecidos e até cegueira", diz.

Existem algumas medidas preventivas para que a vontade de coçar os olhos não prejudique a saúde ocular: fazer compressas com água ou chá de calêndula ou camomila gelados, higienizar os olhos com soro fisiológico, utilizar colírios antialérgicos ou lubrificantes, conforme orientação méica, descansar a vista, desviando algumas vezes o olhar ao utilizar aparelhos eletrônicos, e piscar os olhos com frequência, para evitar que o olho fique seco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...