quinta-feira, 18 de julho de 2019

Centro Cultural Fiesp sedia exposição sobre as criações do desenhista Mauricio de Sousa

Redação

Há anos, a Turma da Mônica está presente na vida dos brasileiros. No mês que completa 60 anos (julho), a Mauricio de Sousa Produções (MSP) inaugura a exposição "Olá, Mauricio!" no Centro Cultura Fiesp, em São Paulo, que reúne obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e trajetória do desenhista Mauricio de Sousa.

A exposição estará em cartaz até 15 de dezembro no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp | Imagem: divulgação 

A exposição inédita destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de aplicativos (apps), jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados.

Em 19 de julho de 1959, começou a história da MSP com a publicação de uma tira do Bidu e seu dono Franjinha no jornal Folha da Tarde, atual Folha de S. Paulo. A exposição dará espaço especial ao cenário dessa tira, além de muitos outros que serão representados de forma bem-humorada, fazendo com que o público sinta-se dando um passeio pelo Bairro do Limoeiro.

Até o final da exposição haverá distribuição gratuita da segunda história do novo personagem da Turma da Mônica, o Edu, menino de nove anos de idade que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva. O projeto faz parte de uma parceria entre a Sarepta, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções. A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo e sua evolução é rápida, podendo levar ao falecimento do paciente na adolescência ou no início da fase adulta.

Entre as atrações, a mostra contará com ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos, cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas da coleção "História em Quadrões" – releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha.

"São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos", comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica.

Com curadoria de Jacqueline Mouradian, a exposição estará em cartaz de 17 de julho a 15 de dezembro no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista. A visitação é gratuita e poderá ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A mostra será acessível, e os textos descritivos das obras também serão bilíngues, nas línguas portuguesa e inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...