Em História da Amazônia (Editora Record), Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região, a partir de uma visão de dentro: a de um intelectual e escritor manauense. O lançamento em São Paulo ocorre nesta sexta (19), na Livraria da Vila, às 19h.
Na obra, Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região | Imagem: divulgação |
Na obra, o autor narra um percurso que se inicia pela delimitação do espaço geográfico e das fronteiras do subcontinente amazônico, inserido, como espaço periférico, em nove Estados-nação, povoado por centenas de etnias e por grupos sociais de interesses diversos.
Deslocando a perspectiva redutora que faz coincidir o início da história do continente com a “descoberta” das Américas, o autor assume a dimensão temporal da longa duração com o intuito de escavar a memória histórica da Amazônia “antes dos europeus”. Do espaço-tempo milenar à contemporaneidade, a obra revela as formas segregacionistas de apropriação social do espaço amazônico, elemento-chave para a compreensão de sua história e para a redefinição de sua trajetória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário