sexta-feira, 19 de julho de 2019

Márcio Souza lança livro sobre a história da Amazônia

Redação

Em História da Amazônia (Editora Record), Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região, a partir de uma visão de dentro: a de um intelectual e escritor manauense. O lançamento em São Paulo ocorre nesta sexta (19), na Livraria da Vila, às 19h.

Na obra, Márcio Souza apresenta uma síntese reveladora da complexidade do processo histórico da região | Imagem: divulgação 

Na obra, o autor narra um percurso que se inicia pela delimitação do espaço geográfico e das fronteiras do subcontinente amazônico, inserido, como espaço periférico, em nove Estados-nação, povoado por centenas de etnias e por grupos sociais de interesses diversos.

Deslocando a perspectiva redutora que faz coincidir o início da história do continente com a “descoberta” das Américas, o autor assume a dimensão temporal da longa duração com o intuito de escavar a memória histórica da Amazônia “antes dos europeus”. Do espaço-tempo milenar à contemporaneidade, a obra revela as formas segregacionistas de apropriação social do espaço amazônico, elemento-chave para a compreensão de sua história e para a redefinição de sua trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...