quarta-feira, 17 de julho de 2019

Sesc Santo André sedia exposição "Selenograma Lua Tempo Design"

Redação

Nesta sexta-feira (19), véspera da data que marca o 50º aniversário da primeira vez que o homem andou sobre a Lua, o Sesc Santo André ((Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar) inaugura a exposição Selenograma Lua Tempo Design, com curadoria da designer Mari Pini. A mostra, que ocupa a galeria da unidade até novembro, se divide em diversas frentes e reflete sobre as influências lunares nos mais diferentes campos do conhecimento. Durante todo o período de visitação, a exposição também conta com visitas mediadas e agendamentos de grupos.

Mostra fica em cartaz até novembro | Imagem: divulgação 

Selenograma Lua Tempo Design apresenta uma viagem gráfica por calendários lunares minimalistas editados anualmente por Mari Pini desde 1977, trabalho que captou 15.340 luas em suas trajetórias ao longo de sucessivas noites até os dias atuais. Além da ocupação na galeria, o Gramado do Sesc Santo André recebe A Grande Lua, intervenção iluminada que representará as diferentes fases da Lua ao longo dos próximos meses.

No dia da abertura, às 19h, aterrissa no jardim Lorena Pipa com a performance Lunares, que celebra nosso único satélite natural. O corpo luminoso de Lorena forma desenhos no espaço a medida em que se movimenta, encontrando-se com uma roda composta por 28 luas, que representam o tempo cíclico lunar. Além da performance, “A Voz da Lua” integra a mostra com imagens da lua captadas pela Sonda Espacial Kaguya do Japão, concebido por Mari Pini e dirigido e produzido por Bijari.

O Sesc Santo André realiza durante o fim de semana diversas atividades paralelas à exposição, como a oficina Moda e estilo: Qual o seu estilo?, com Wellington Mendes, e a contação de histórias Lua, luar, me ensina a te olhar, com Cia. Clara Rosa.

O Almanaque da Lua, preparado por Mari Pini, imerge o público nas mais variadas temáticas que envolvem o único satélite natural da Terra: dos conceitos científicos aos simbolismos; dos fenômenos terrestres e calendários às conquistas do território lunar; das teorias e mistérios às obras de ficção científica.

"A Lua como objeto da multiplicidade de projeções do homem, observação, estudos, inspiração, imaginação, desejo, conquista. E, propõe recriar o universo lunar para aproximar o público com o tema, aprofundar nossas reflexões e explorar as diferentes mídias utilizando instalação, performance, vídeo, painéis gráficos com abordagens científica, astronáutica, poética e simbólica, apoiado em ampla pesquisa e no seu trabalho visual", comenta a curadora Mari.

No painel expositivo Antigos Artefatos do Tempo, a exposição traz uma série de calendários produzidos ao longo dos milênios, com destaque para os diferentes diagramas do tempo baseados em cálculos matemáticos e astrológicos que se apoiam nos ciclos da Lua. Cada cultura representou a medida do tempo apoiada em suas crenças e de acordo com os movimentos dos astros no céu.

No lado da razão e da ciência, a Lua é único corpo celeste já alcançado pela presença da humanidade. O astro, que está a 380.400 km de distância da Terra, se tornou o emblema da disputa entre EUA e a antiga URSS durante a Guerra Fria. Do lado russo, o Sputnik, primeiro satélite artificial, lançado em 1958, e a viagem de Iuri Gagarin, primeiro homem a viajar pelo espaço, em 1962, impulsionaram forte investimento financeiro e tecnológico dos americanos. Após as novidades dos russos, o ex-presidente John F. Kennedy lançou o desafio de "enviar homens à Lua e retorná-los a salvo até o fim da década". Como resultado, as missões do Programa Apollo levaram Neil Armstrong e Edwin Aldrin a serem os primeiros homens a pisarem em solo lunar, em 1969. Depois deles, mais dez homens pisariam na Lua até hoje.

A partir de sua pesquisa, Mari Pini nos convida a refletir sobre o que esses feitos nos referenciam atualmente: como a conquista do território lunar nos aproximou do objeto? Como a ciência avançou em seus propósitos? Quais conhecimentos se renovaram em relação ao nosso satélite natural? Com essas e outras questões, Selenograma Lua Tempo Design aproxima o público de medidas do tempo, as fases da Lua e sua relação com homem, a percepção dos fenômenos lunares e um mergulho no imaginário simbólico evocado pela Lua durante toda a história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...