sexta-feira, 19 de julho de 2019

Planetário de Santo André comemora neste sábado 50 anos da chegada do homem à Lua

Redação

 Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins pousaram o módulo lunar “Eagle” (Águia) no solo da Lua. Armstrong foi o primeiro a descer da nave. Para festejar essa conquista, o Planetário e Cinedome de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, preparou uma programação especial, que começa às 19h de sábado (20) e segue até domingo (21), com palestras, sessões do Planetário, exposição e observação noturna do céu.

Programação especial terá exposição, palestras, oficina e sessões no Planetário | Foto: Alex Cavanha/PSA

A abertura da exposição “Um Grande Passo: 50 anos do Homem à Lua”, abre a programação, às 19h, trazendo objetos relativos ao acontecimento, como fotos e revistas da época, áudios que descrevem o momento da chegada ao satélite, objetos de astronáutica e muito mais. Às 20h, os visitantes poderão tirar fotos “segurando” a Lua, utilizando um jogo de luz e sombra, na sala de projeções. Também neste horário terá início a oficina “cenário lunar”, voltada ao público infantil.

Na sequência, às 20h30, o astrônomo Marcos Calil fará uma palestra sobre a chegada do homem à Lua e, às 21h30, será possível assistir a sessão “O surgimento da Era Espacial”. Em seguida, às 22h30, o céu do dia 20 de julho de 1969 será projetado na cúpula do Planetário e Calil fará o reconhecimento dos astros que podiam ser vistos naquela noite. Às 23h30, acontece nova sessão no Planetário, desta vez do filme “ A conquista de um sonho”, com opção de audiodescrição para deficientes visuais.

Enquanto isso, na área externa da Sabina Escola Parque, no Núcleo de Observação do Céu (NOC) terá início, às 20h, a observação do céu noturno com os telescópios e binóculos. A partir da meia-noite, uma palestra da professora Jéssica Resterich, mestranda em ensino de astronomia, abordará o tema “A Lua e seus mitos”.

O Planetário e Cinedome de Santo André fica na Rua Juquiá, altura do número 135, na Vila Eldízia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...