quarta-feira, 10 de julho de 2019

Filósofo recomenda dez ações para combater a solidão

Redação

Os mais recentes estudos na área da antropologia apontam que apesar das redes sociais e de todas as possibilidades de comunicação da atualidade, a solidão afeta milhares de pessoas. O filósofo e escritor, Fabiano de Abreu, acredita que é possível combater a solidão, por meio da adoção de algumas medidas. As teorias de Abreu foram publicadas no portal Impala, um dos maiores veículos de comunicação de Portugal, no qual ele elencou dez pontos, que podem ajudar a lidar com a solidão. Confira abaixo.

Tratamento com psicólogo é recomendado para lidar com a solidão | Foto: reprodução

Especialistas apontam que uma das possíveis razões para esta situação é o medo do desconhecido, algo inevitável, quando se vive em grandes cidades. Assim, quanto mais violento é o centro urbano em que as pessoas vivem, a impessoalidade predomina na interação entre as pessoas. Por isso, a solidão já é considerada um dos grandes males do século 21 e, especialmente, das grandes cidades.

1 – Frequentar lugares públicos

Este é um método óbvio. Isolar-se e permanecer só não salva ninguém da solidão. Ambientes públicos aumentam as oportunidades de conhecer pessoas. Esteja aberto a isso. Ser negativo só atrai coisas negativas e afasta pessoas positivas.

2 – Desligue as redes sociais por um instante

Isso mesmo. Apesar de atraírem milhares de pessoas e de estarmos rodeados de amigos virtuais, as redes sociais podem trazer solidão e depressão. A ideia de ter amigos nas redes sociais é uma ideia falsa da realidade. Redes sociais aumentam a sensação de solidão, pois invertem a realidade.

3 – Seja positivo

Filtre os pensamentos negativos. Seja positivo! A forma positiva de ver a vida e as pessoas afasta os sentimentos de solidão e de depressão. E ao contrário de afastar pessoas, atrai-as para si.

4 – Tenha planos futuros

Planos e ações ocupam a mente para que não pense na solidão. Mas não faça disso a única opção, pois quando der por si o tempo passou e está sozinho. Lembre-se de que tudo na vida tem de ser moderado.

5 – Animais de estimação

Este é um dos melhores meios para combater a solidão. Animais de estimação, principalmente os que interagem conosco são ótimas companhias, combatem a solidão e distraem-nos.

6 – Não confunda um sentimento momentâneo com a realidade

A solidão é momentânea. Não faça disso uma realidade permanente para não se afundar na solidão por um tempo maior.

7 – Não isolar-se

A vontade de se isolar como consequência da solidão é comum, mas pode ser perigosa. nesses momentos, o melhor é procurar um familiar ou um amigo com quem se sinta à-vontade para desabafar.

8 – Seja ouvinte

Mostre-se participativo. Ouça mais e fale menos e conquistará a sua roda de amigos. Muito cuidado com o egocentrismo, que afasta as pessoas.

9 – Elogie, não critique

Não menospreze nem julgue as pessoas. Para opinarmos, temos de procurar o conhecimento pleno sobre o assunto. Caso contrário, caímos em descrédito e sofremos sentimentos negativos. Todos gostam de elogios, mas se tiver de criticar saiba fazê-lo de forma suave e racional. Ninguém gosta de receber críticas.

10 – Procure um psicólogo

Caso a solidão esteja a transformar-se em depressão, procure a ajuda de um profissional. Um psicólogo poderá ajudar e ser um amigo para tirá-lo da solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...