terça-feira, 23 de julho de 2019

Livro traz a história da comunidade judaica no ABC

Redação

A Alpharrabio Livraria, em Santo André, sedia o lançamento do livro “Coragem, Trabalho e Fé: A História Da Comunidade Judaica da Região do ABC Paulista”, em 8 de agosto, das 18h30 às 21h. A obra – escrita por Anna Gedankien, Mireille Lerner e Eliza Leibruder – apresenta uma comunidade vibrante, que lutou e luta para superar diversos obstáculos na manutenção de sua cultura, crenças e tradições.

Lançamento do livro será em 8 de agosto, a partir das 18h30, na Alpharrabio Livraria | Imagem: divulgação 

Os judeus chegaram ao ABC por volta de 1920. Em meados de 1960/1970, eram cerca de 180 famílias que residiam em Santo André, 100 famílias em São Caetano do Sul e 20 em São Bernardo do Campo.

No início dos anos 2000, um grupo de memorialistas de Santo André, liderados por Anna, começou a reunir informações sobre a comunidade e suas organizações.  A maioria dos primeiros imigrantes já havia falecido e os papéis que registravam as histórias de instituições como a sinagoga e a escola, aparentemente, haviam se perdido.           
              
Então, com as dificuldades em localizar os acervos das instituições, os memorialistas saíram a campo para pesquisar. As famílias judaicas de Santo André começaram a ser visitadas em suas residências e a ideia de escrever um livro amadureceu.  O resultado deste trabalho é “Coragem, Trabalho e Fé: A História Da Comunidade Judaica da Região do ABC Paulista”. 

A Alpharrabio Livraria fica na Avenida Doutor Eduardo Monteiro, 151, no Jardim Bela Vista, em Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...