quarta-feira, 24 de julho de 2019

São Paulo recebe esculturas gigantes de orelhas

Redação

A partir desta quarta-feira (24), 60 esculturas gigantes de orelhas - 2,40m de altura – estarão nas ruas e praças da capital paulista. É a campanha Ear Parade SP 2019, maior evento de Arte Urbana do mundo em prol da saúde auditiva. A ação, promovida pela Fundação Otorrinolaringologia, começou em abril deste ano, quando as esculturas coloridas começaram a ser pintadas por artistas plásticos de todo o Brasil, em um grande ateliê montado no Shopping Frei Caneca.

Cuidado com a audição é o alerta da campanha, que utiliza as esculturas de orelhas gigantes | Foto: divulgação 

A Telex Soluções Auditivas é uma das patrocinadoras do evento, com as esculturas "Melodia", da artista plástica Erica Morais; e "O som do coração", pintada por Sônia Botture, conforme comenta a gerente de Varejo da empresa, Sarita Sá.

 "Com esta ação nas ruas estamos levando a mensagem da importância dos cuidados com a audição cada vez mais longe. É preciso alertar para a necessidade da prevenção antes que se perca a capacidade de ouvir bem. Para isso, a Telex oferece, inclusive, um check up auditivo gratuito", afirma Sarita.

De acordo com otorrinolaringologista Ricardo Bento, idealizador do projeto junto com a Artery Produções, a Ear Parade é uma campanha de alerta a toda sociedade. "A audição é o único sentido que está ativo o tempo todo e só nos damos conta de sua importância quando começamos a perdê-la, o que é lamentável, já que estas células, depois de mortas, não se regeneram", explica o médico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o combate à perda auditiva como uma das cinco prioridades da entidade para o século 21. De acordo com pesquisas, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, atualmente, correm riscos de ficar surdos. Justamente por isso, a OMS criou a Lancet Commission for Global Hearing Loss (Comissão Global Lancet para Perda Auditiva), a maior ação já feita na história para fomentar discussões de políticas públicas de prevenção e tratamento da surdez.

Um desses locais de instalação das esculturas será a Avenida Paulista, onde no domingo (28) haverá uma caminhada promovida pelos organizadores do evento para que os paulistanos possam conhecer melhor algumas dessas obras, em uma ação que será repleta de informações e conscientização sobre a perda auditiva. A caminhada começará às 10h – com ponto de encontro na Praça do Ciclista, no final da Paulista (Consolação) – e passará pelas 13 obras da Ear Parade que estarão à mostra ao longo da avenida. Patrocinadores, parceiros, colaboradores e embaixadores da iniciativa estarão presentes.

Além das esculturas gigantes na Avenida Paulista, outras estarão espalhadas na Praça da República, Metrô Tatuapé, Praça Vilaboim, Praça Buenos Aires, Viaduto do Chá, Hospital das Clínicas, Largo da Batata, Jardins, Pinheiros e Parque Ibirapuera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...