quinta-feira, 25 de julho de 2019

Fonoaudióloga recomenda cuidados especiais com a voz durante o inverno

Redação

É comum que durante o inverno as pessoas fiquem roucas, ou sintam muita dor de garganta. Isso tem relação direta com a queda de temperatura e com o tempo seco, características típicas do período. Para ajudar na prevenção, a fonoaudióloga Liliane Lopes, que atende pelo GetNinjas, separou algumas dicas simples para cuidar da voz.

Durante o inverno, Beba bastante líquido, principalmente água, e prefira chás mornos, orienta a fonoaudióloga Liliane Lopes | Foto: Freepik

Ela explica que o frio acaba contraindo os vasos sanguíneos, o que deixa a laringe mais estreita e as cordas vocais mais apertadas, por isso, muitas pessoas ficam roucas. Confira abaixo como se prevenir de eventuais problemas:

1 - Procure poupar a voz e não falar tão alto;
2 - Não fume;
3 - Tente ficar longe do ar condicionado;
4 - Faça inalação com vaporizador, ou mesmo com uma chaleira com água quente;
5 - Evite líquidos e alimentos muito gelados ou muito quentes;
6 - Beba bastante líquido, principalmente água, e prefira chás mornos;
7 - Evite as bebidas alcoólicas e as com gás;
8 - Coma maçã;
9 - Evite consumir leite e derivados, pelo menos pela manhã.

"O que muita gente pensa é que o conhaque, por exemplo, auxilia durante o frio. Ele pode até esquentar, mas assim como qualquer outra bebida alcoólica, produz ácido clorídrico, o que é prejudicial para as cordas vocais", explica Liliane.

No caso das pessoas que trabalham com a voz, é importante fazer um acompanhamento com fonoaudiólogos para a realização de exercícios que auxiliam na conservação da voz. E, claro, o médico deve ser procurado, quando já existir algum sintoma de doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...