segunda-feira, 29 de julho de 2019

Especialista explica a maneira adequada para ajudar os filhos na lição de casa

Redação

Muitos pais têm dúvidas sobre como ajudar os filhos na tarefa de casa.  Para a orientadora do ensino fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, Cristiane Teixeira, é importante que a família valorize a lição de casa do filho, além de incentivá-la, no sentido de criar ambiente e rotinas favoráveis para isso.

"A família motiva a criança ao oferecer, por exemplo, um ambiente adequado para a lição", comenta a orientadora Cristiane Teixeira | Foto: iStock

“A família motiva a criança ao oferecer, por exemplo, um ambiente adequado para a lição, bem como ajuda com a organização do horário mais adequado para a tarefa”, afirma a orientadora Cristiane.

Então, é importante a família acreditar e confiar na instituição e no que ela propõe para a aprendizagem. Além disso, a orientadora explica a importância da participação dos pais neste momento de estudo.

Cristiane, porém, faz um alerta: os pais não devem fazer o papel do professor. “Há questões que envolvem o conceito da matéria e estratégias de ensino. A família deve se posicionar frente à lição no sentido de motivar, e não de ensinar o conteúdo”.

Ela destaca que é importante desenvolver nos alunos a autonomia e o hábito de estudar diariamente, e que os pais são parceiros na construção do aprendizado da criança.

“O grande objetivo das tarefas é a consolidação do conteúdo. Mas é preciso que a criança se perceba enquanto estudante para que desenvolva seu próprio método de estudo e aprimore seu desempenho. Esse é o caminho para a maturidade nos anos escolares seguintes”, finaliza Cristiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...