segunda-feira, 1 de julho de 2019

Ser gentil é ser feliz

*Por André Castro

"Seja gentil sempre que possível e sempre é possível" (Dalai Lama). O ditado popular "gentileza gera gentileza" sempre foi imperativo, mas vai muito além da reciprocidade. Pesquisas no mundo todo indicam que existem melhorias reais na qualidade de vida daqueles que escolhem ser mais amáveis com o próximo.

No Reino Unido, descobriram que ser gentil faz com que as pessoas produzam endorfina | Imagem: reprodução
No Reino Unido, descobriram que ser gentil faz com que as pessoas produzam endorfina, hormônio que funciona como um analgésico natural e diminui dores. Além disso, também foi provado que é de grande ajuda no tratamento de depressão e ansiedade, uma vez que pessoas que praticam a gentileza passam a ser menos isoladas e tornam a simpatia um hábito.

Há, também, estudos que confirmam que esses atos podem ser benéficos para o coração e ainda aumentar a expectativa de vida, ou seja, foi comprovado que a gentileza é um dos caminhos para a felicidade, tema esse abordado na minha palestra "O segredo dos vencedores: O sucesso é ser feliz”.

A gentileza é uma forma simples de trazer coisas boas para si e para os outros, como otimismo, empatia, senso de coletividade e cooperação.

É interessante aplicar as diferenças entre ser gentil e bajulador. Embora tenham características que se assemelham, o bajulador faz coisas boas por conta de interesses próprios, algo que a longo prazo é apenas desperdício de energia. Ser gentil é um sinal de evolução, uma prova de que existe algo além dos interesses pessoais mostrando que conseguimos nos colocar na posição da outra pessoa.

Mas assim como em todas as coisas, o equilíbrio é essencial. Para o bem ou para o mal, passamos mais tempo focados em outras pessoas do que em nós mesmos e isso não é saudável. A dica é avaliar com sinceridade o ditado "não faça ao outro o que não queira que façam com você" e se inquietar com alguns pensamentos egoístas, afinal eles são prova de amor-próprio.

"De uma maneira gentil você pode agitar o mundo" (Gandhi).

Vá em frente na busca da sua melhoria contínua e sucesso!

*André Castro é palestrante motivacional. Possui formação em odontologia com especialização em odontopediatria e MBA em gestão em planos de saúde. Como empreendedor, fundou e dirigiu, durante 21 anos, a operadora de planos odontológicos Oral Clean, experiência que lhe deu conhecimentos e habilidades do mundo dos negócios. Como palestrante, une suas experiências para ajudar a transformar vidas, através de suas palestras sobre superação, entusiasmo e qualidade de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...