quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Aumenta a procura por cirurgias plásticas entre idosos

Redação

O novo censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) acaba de ser divulgado. Uma das maiores surpresas foi o aumento de procedimentos em pessoas de 65 anos ou mais. Em 2016, houve um aumento de 5,4% nas cirurgias neste público. Já em 2018, este número saltou para 6,6%.

Segundo o cirurgião plástico Luís Felipe Maatz, comenta que o aumento de mama e lipoaspiração estão entre os procedimentos mais procurados, atualmente | Foto: divulgação 

Na faixa dos 36 a 50 anos, também houve um importante crescimento: em 2016, o aumento foi de 34,2%, enquanto em 2018, foi registrado 36,3%. Um incremento significativo, mas não tão surpreendente se levarmos em conta a faixa etária, mais propícia às intervenções.

Os números também comprovam que a preferência nacional está mudando: as brasileiras estão dando mais atenção aos seios do que ao bumbum. Dentre as cirurgias estéticas em 2018, a que largou na frente foi o aumento de mama, com 18,8%. Em seguida, vem a lipoaspiração, com crescimento de 16,1%. A gluteoplastia (aumento dos glúteos) cresceu apenas 0,8%.

Nos procedimentos não-cirúrgicos, a toxina botulínica teve destaque, com incremento de 95,7%. Na sequência, o preenchimento, com aumento de 89,6%. Entre as cirurgias reparadoras, a de tumores cutâneos teve um crescimento de 40,9%, considerado alto se compararmos ao segundo lugar, o procedimento pós-obesidade, com aumento de 11,6%.

Ao todo, em 2018, tivemos um aumento de cirurgias estéticas em 25,2% e, nas reparadoras, 9,3%. O Sudeste foi a região com maiores intervenções: 51,1%. Depois o Sul, com 19,9%. Centro-Oeste, Norte e Nordeste tiveram o mesmo crescimento de 14,5%.

O cirurgião plástico Luís Felipe Maatz - especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da SBCP – comenta abaixo os dez procedimentos mais populares, atualmente.

Aumento de mama: aumenta o volume das mamas por meio do implante de próteses de silicone. É uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país, principalmente quando a moda de ter seios fartos chegou ao Brasil, cerca de 10 anos atrás. As inovações das próteses também ajudaram no aumento das cirurgias. Hoje, há várias formas de implantação (pode ser feita por uma incisão no sulco abaixo das mamas, pela junção entre a aréola e a pele da mama ou pela axila) e de material (implante de gel de silicone coesivo, prótese com superfície texturizada ou a de poliuretano, que possui menos risco de rejeição). Os implantes com solução salina são mais perigosos, pois a chance de vazamento é maior.

Lipoaspiração: remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e suas proporções. Consiste na aspiração de gordura através de cânulas, retirando, normalmente, até 5% do peso corporal. A indicação da lipoaspiração é para pessoas que não conseguem se livrar daquelas gordurinhas localizadas, mesmo realizando atividade física e dieta.

Cirurgia das Pálpebras - Blefaroplastia: indicado para pessoas que possuem queixas em relação à flacidez de pele ou excesso de bolsas de gordura na região ao redor dos olhos. São realizados cortes em áreas pouco aparentes das pálpebras, retirado o excesso de pele e, caso haja necessidade, realizada a abordagem sobre as bolsas de gordura (remoção parcial ou reposicionamento dessa gordura). Pode-se associar o uso do laser de CO2 para a realização desses mesmos passos cirúrgicos.

Rinoplastia: pode ser realizada por motivos estéticos (harmonizar o nariz com os traços do rosto), funcionais (quando há alguma alteração na função respiratória nasal), ou pelos dois motivos. Ao realizar a rinoplastia, o cirurgião deve sempre objetivar a manutenção da função nasal associada à melhoria dos aspectos estéticos. Dos problemas respiratórios, os mais comuns são desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais. Quando realizada a cirurgia, há aumento do fluxo de ar pelas narinas e, consequentemente, melhora do padrão respiratório do nariz. A recuperação de uma cirurgia plástica nasal costuma ser tranquila e rápida. Há necessidade de uso de curativo externo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por boca e por via nasal.

Abdominoplastia: melhora o aspecto da região da barriga, remodelando o contorno e diminuindo a flacidez abdominal. A plástica remove a gordura e o excesso de pele localizados na parte inferior do abdome; e as estrias entre o umbigo e a região pubiana. O procedimento também altera a musculatura abdominal, reaproximando os músculos afastados devido à gestação ou fraqueza dos tecidos. Eventualmente, para melhores resultados, é recomendada uma lipoaspiração associada.

Lipoenxertia facial: consiste no uso de gordura do próprio paciente para o enxerto na face que dará volume e melhoria na aparência e qualidade dos tecidos. Esta gordura é extraída através de uma pequena lipoaspiração. Essa é realizada através do uso de cânulas e seringas que chegam até o tecido adiposo, camada que fica abaixo da pele, e a gordura localizada é aspirada usando um sistema de vácuo. O paciente pode optar por associar a lipoenxertia facial com uma lipoaspiração completa, ou então extrair apenas a gordura necessária para o procedimento na face.

Redução de Mama - Mamoplastia redutora: remove o excesso de gordura, tecido glandular e pele para atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo do paciente. Também é possível reduzir o tamanho da aréola se esta for excessivamente grande. É feita a retirada de tecido mamário, gorduroso e pele de uma determinada região da mama e, em seguida, o remodelamento no formato natural da mama.

Facelift: o objetivo é suavizar os sinais do envelhecimento facial, retirando a pele flácida e reposicionando os tecidos mais profundos. Isso possibilita a diminuição de vincos, sulcos e rugas, remodelando áreas específicas do rosto e associando técnicas de preenchimento, dando volume a áreas que sofreram atrofia com o passar dos anos.

Aumento de glúteos - Gluteoplastia: remodela ou aumenta a região das nádegas por meio de injeção de gordura ou inclusão de próteses de silicone. As técnicas mais seguras para aumento do bumbum são três: lipoenxertia glútea (injeção de gordura retirada de outras partes do corpo do próprio paciente como, por exemplo, do abdome e dorso); implante de próteses de silicone e preenchimentos com materiais biocompatíveis, como o ácido hialurônico.

Elevação do Seio - Mastopexia: corrige a queda das mamas, podendo envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário. Indicada para as mulheres que possuem flacidez nas mamas, a cirurgia consiste basicamente na retirada do excesso de pele e recolocação dos mamilos. Isso faz com que os seios fiquem mais firmes e simétricos. Procurada por mulheres que passaram por gestação, amamentação, ganho ou perda de peso, a técnica pode envolver apenas a mamoplastia de aumento através da inserção de uma prótese de silicone, a qual irá preencher o excesso de pele da mama, sem a necessidade de fazer a retirada de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...