segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Exposição reúne obras de arte de alunos de Santo André

Redação

Para promover a cultura e estimular a produção artística dos alunos de Santo André, o Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com os professores de artes, realizou na última sexta-feira (22) a abertura da 1ª exposição de artes intitulada “Autoria & Expressão: Arte na Educação de Jovens e Adultos”. A mostra segue até 28 de novembro no saguão do Teatro Municipal Flavio Florence, com visitação gratuita das das 8h às 21h30.

Público poderá conferir trabalhos dos estudantes da EJA até 28 de novembro, no saguão do Teatro Municipal (Praça IV, Centenário, s/nº, Centro) | Foto: Angelo Baima/PSA
O orgulho de participar da exposição estavam estampados nos olhos da aluna Ana Lucia Barros Silva, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Chico Mendes. “Estou muito orgulhosa em poder mostrar para a minha família e amigos o meu trabalho. Ainda mais sendo exposto neste saguão tão importante para a cidade”, destaca. Já a amiga de classe, Antonia Souza Ribeiro, relembrou os momentos da concepção do projeto. “A gente faz, cria na escola, mas não imagina a emoção que é ver tudo lindo assim aqui para um monte de gente ver”, completa.

Na abertura da exposição, houve apresentação da Banda Lira, para uma homenagem aos alunos e professores presentes, segundo a  secretária adjunta de Educação, Gilzane Machi.  “É uma grande satisfação ver concretizada essa primeira exposição de artes dos alunos da EJA, que têm participação ativa em temas culturais, regionais e de áreas diversas. Vamos priorizar mais ações como essas para trazer ainda mais visibilidade para os trabalhos produzidos pelos alunos da nossa rede”, destaca.

As obras foram elaboradas de acordo com o planejamento do Currículo Integrado, no qual os professores das unidades escolares fizeram a escuta dos alunos e realizaram discussões sobre eventuais problemáticas para estudo. Os temas desenvolvidos abordam cidadania, sustentabilidade, estética, percepção, sensações, emoções, valores estéticos da beleza e da harmonia.

O professor de arte da EJA II, Marcio Fidelis, apoia a iniciativa. “Minha missão é que cada aluno se reconheça como artista e que sejam autores no mundo da arte. Ter estes trabalhos apresentados fora de sala é algo novo e muito positivo para nossos estudantes”, comemora.

A proposta da exposição é trazer ao conhecimento dos munícipes da cidade os trabalhos elaborados pelos professores e alunos durante o período letivo de 2019. A seleção das obras foi realizada nas unidades escolares com os alunos e professores em escolha democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...