segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Fios de sustentação prometem efeito “lifting” no rosto

Redação

Com o passar dos anos, o envelhecimento natural da pele causa alguns efeitos indesejados, que são refletidos especialmente no rosto, como o aumento da flacidez, formação de rugas e linhas de expressão. Muitas pessoas se sentem incomodadas com essas mudanças e buscam soluções menos invasivas, pois querem evitar as cirurgias plásticas. Uma alternativa que está em alta é a aplicação de fios de sustentação.

O resultado da colocação dos fios de sustentação dura, em média, de um ano a um ano e meio | Foto: divulgação 

Esses fios têm a função de tracionar e levantar a pele, o chamado efeito lifting, além de estimular a formação de colágeno. Produzidos com o material biodegradável PDO (polidioxanona), os filamentos são espiculados - com pequenas garras ao longo de sua extensão -, o que proporciona a fixação na pele e, consequentemente, a tração. O colágeno é estimulado, a partir da formação de fibroblastos e tem como objetivo tonificar a derme. A quantidade utilizada varia de três a oito fios, de acordo com as necessidades individuais, segundo a sócia-fundadora da Royal Face, Andrezza Fusaro.

“O processo é minimamente invasivo, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, por isso o tratamento tem sido muito procurado. É aplicada anestesia local e utilizada uma microcânula, que faz furinhos no rosto do paciente, para inserir os filamentos. O procedimento dura, em média, 30 minutos”, explica Andrezza.

De acordo com a especialista, após a colocação dos fios, o paciente pode voltar à sua rotina, não é necessário repouso, mas deve tomar alguns cuidados. “Especialmente na primeira semana, deve-se evitar movimentos faciais de tração, como abrir muito a boca; massagear a pele; fumar; exagerar na prática de exercícios físicos; e se deitar com o rosto apoiado no travesseiro, pressionando os fios. É preciso manter a higienização da pele em dia, para evitar infecção local. Eventualmente, se o paciente tiver dor em excesso, podem ser indicados analgésicos por um profissional habilitado”, complementa Andrezza.

Assim como todos os procedimentos estéticos, existem algumas contraindicações para os fios de sustentação, sendo as principais: gestante, lactante, diabéticos e hipertensos descompensados, pessoas portadoras de doenças autoimunes, infecções na região da aplicação, neoplasias e uso contínuo de anticoagulantes.

Para saber mais sobre os fios de sustentação, a especialista comenta abaixo mitos e verdades em relação ao procedimento.

Mitos 

Pode ser feito em qualquer idade: a técnica dos fios com garra é indicada para pessoas que apresentam alguns sinais de envelhecimento e flacidez da pele, o que geralmente ocorre a partir dos 30 anos. Para pessoas mais jovens, acima dos 18 anos de idade, pode ser iniciada a prevenção, com a aplicação de fios lisos e parafusos (espirais), apenas para estímulo de colágeno.

Tem resultado permanente: como os fios de sustentação são absorvíveis pela pele, o efeito dura de um ano a um ano e meio. Após esse período, eles podem ser colocados novamente.

Causa um efeito “fake”: logo após a aplicação dos fios, são percebidas pequenas mudanças, como uma pequena elevação da pele. Os resultados aparecem de forma gradativa, de acordo com a absorção dos fios pela derme. O efeito final do tratamento pode levar cerca de três meses para aparecer, mas sem esticar a pele como no caso de uma cirurgia plástica.

O procedimento deixa cicatriz: não, a aplicação é simples, sem a necessidade de cortes, e feita por meio de uma microcânula que faz furinhos no rosto do paciente, para inserir os filamentos. Se o procedimento for realizado por um profissional habilitado e com produtos de alta qualidade, raramente haverá alguma complicação.

Verdades

Sem interrupção da rotina diária: não é necessário um período de repouso para recuperação, como no caso de cirurgias plásticas, que são invasivas. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados, como evitar esforço excessivo e tratamentos de pele, nas primeiras semanas.

Os fios remodelam o rosto: sim, os fios de sustentação proporcionam um levantamento sutil da pele flácida, devido à tração, remodelando naturalmente o rosto. A liberação de colágeno ainda retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Pode ser aliado a outros tratamentos: dependendo do grau de flacidez da derme, das rugas e linhas de expressão, o procedimento traz melhores resultados quando aliado a outros tratamentos, como preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica.

O procedimento causa reações: após a aplicação, pode haver reações como vermelhidão na região, edema, hematomas, dores leves e retração de pele, que desaparecem, a partir do décimo dia do procedimento.

Vale ressaltar que é importante procurar sempre um local especializado,  para garantir uma avaliação adequada de pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...