terça-feira, 12 de novembro de 2019

Ossos faciais envelhecem menos em pessoas negras

Redação

Os ossos faciais dos adultos negros mantêm maior densidade mineral à medida que envelhecem, em relação aos das pessoas brancas, por exemplo, o que resulta em menos alterações em sua estrutura facial, aponta um estudo, publicado no JAMA Facial Plastic Surgery.

Adultos negros têm maior densidade mineral óssea, menores taxas de perda óssea e menores taxas de osteoporose em comparação com a população em geral | Foto: Freepik

Este é o primeiro trabalho a documentar como os ossos faciais mudam à medida que os negros envelhecem. Os resultados sugerem diferenças significativas na idade dos ossos faciais entre diferentes ascendências, o que pode afetar a maneira como os cirurgiões plásticos abordam o rejuvenescimento facial. Cerca de 16% dos adultos negros buscam procedimentos cosméticos - o dobro dos brancos.

O  cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, explica que: “É importante que os cirurgiões plásticos compreendam como o processo de envelhecimento facial difere entre os grupos raciais e étnicos para fornecer o melhor tratamento a cada paciente”.


Envelhecimento facial
Segundo Penteado, a idade do rosto é determinada por uma combinação de alterações na pele, nos músculos, na gordura e nos ossos que ocorrem naturalmente à medida que as pessoas envelhecem. “No entanto, a maioria dos procedimentos de rejuvenescimento facial historicamente se concentrou nos tecidos moles, usando tratamentos como lifting facial e preenchimentos injetáveis”, comenta o médico.

À medida que os ossos mudam, eles afetam os tecidos moles ao seu redor, resultando em diminuições percebidas no volume facial. Os tratamentos estéticos devem considerar a estrutura óssea subjacente. “À medida que as pessoas envelhecem, elas podem perder a densidade mineral óssea, o que resulta em perda óssea. Na face, essa perda pode afetar o formato do nariz, a área da mandíbula inferior, as maçãs do rosto e as áreas média e inferior das órbitas oculares”, explica Penteado.

O que diz o novo estudo
Para entender como os ossos faciais envelhecem em adultos negros, os pesquisadores analisaram os prontuários médicos de 1973 e 2017, de 20 pacientes negros - 14 mulheres e seis homens, entre 40 e 55 anos - que realizaram, pelo menos, duas tomografias computadorizadas, tiradas em média há uma década, sem nenhuma intervenção cirúrgica autorreferida.

Enquanto as imagens comparativas mostraram uma mudança significativa nos ossos faciais, ao longo do tempo, nos pacientes negros, essas alterações foram menores em comparação com estudos semelhantes sobre a população branca envelhecida. Este achado reflete outros estudos que mostram que adultos negros têm maior densidade mineral óssea, menores taxas de perda óssea e menores taxas de osteoporose em comparação com a população em geral.

Estudos anteriores sobre como a idade dos ossos faciais ignoraram a ascendência, ou se limitaram aos brancos. Estudos em grupos étnicos focaram mais nas diferenças na composição da pele do que nas alterações ósseas.

Outros estudos mostraram que a população caucasiana apresenta alterações ósseas mais significativas ao longo de uma década, especialmente na parte inferior da testa e no maxilar superior, do que o grupo de pacientes negros deste estudo. “Uma vez que essa população pode experimentar menos perda óssea no meio da face do que os caucasianos, o estudo sugere que a perda óssea do volume pode não contribuir tanto para a aparência do rosto envelhecido na população negra”, finaliza Penteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...