quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Especialista fala sobre a importância das relações sociais na terceira idade

Redação

De fato, as relações sociais são importantes em qualquer época da vida. No entanto, na terceira idade, essa relação pode influenciar diretamente no estado mental e físico do idoso, o que pode ser um fator negativo ou positivo para a qualidade de vida. Muitas pessoas experimentam a depressão e a solidão na velhice, segundo a gerontóloga e gestora da Onix Gestão do Cuidado, Jullyanne Marques.

Atividades em conjunto, que estimulem a atenção e a memória, podem ser ótimas opções para o entrosamento e convívio social dos idosos | Foto: Freepik

“Isso é consequência da falta de laços familiares e até de amizades, resultando no isolamento social por parte do próprio idoso”, explica Jullyanne.

A saúde neurológica dos idosos necessita de uma atenção redobrada, porque além de tudo, o envelhecimento também está associado a algumas doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer e, sem dúvidas, ficar em casa sem convívio social e rede de apoio pode acabar estimulando o isolamento social do idosos.

Então, a gerontóloga alerta para estas situações. “É importante que os membros da família observem se o idoso está menos participativo, e não considerem isso um fator comum da velhice e do envelhecimento”.

Segundo a especialista, atividades em conjunto que estimulem a atenção e a memória, podem ser ótimas opções para o entrosamento e convívio social do idoso como, por exemplo, jogos de baralho, xadrez, dominó, saídas para parques, teatros, restaurantes, tais atividades podem promover qualidade de vida e são espaços para fortalecer a intergeracionalidade.

Férias na terceira idade
Além disso, conhecer culturas diferentes e paisagens pelo mundo é uma ótima forma de aproveitar a aposentadoria e reavivar lembranças. Porém, existem detalhes e cuidados específicos para esse público, que tornam a viagem mais segura e com maior qualidade.

“Dentre as dicas, podemos citar viagens em grupo, que cabem perfeitamente na questão da vida social, roteiros com ritmos mais tranquilos, escolha certa dos lugares, contratar um guia turístico, não esquecer de fazer um check-list de medicamentos de rotina e também que podem ser necessários e a escolha de um meio de transporte adequado e seguro”, finaliza Jullyanne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...