sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Santo André tem celebração reggae neste domingo

Redação

As duas principais equipes de sound system do Brasil, Terremoto e a Fresh Dancehall, estarão em Santo André neste domingo (3), no Parque da Juventude Ana Brandão, onde acontece a Celebração Reggae - Santo André de Múltiplos Tons, a partir das 11h.

As equipes de Sound System, Terremoto e a Fresh Dancehall, estarão no evento | Foto: divulgação 

O formato de festa sound system surgiu na Jamaica, no fim da década de 1940 e início dos anos 1950, e é muito forte na cena reggae atual. Consiste em uma festa produzida por grandes caixas de som, por vezes empilhadas, que tocam as músicas de LPs (discos de vinil) selecionadas por DJs, que também comandam o microfone.

O som começa ao meio-dia, mas antes, a partir das 11h, haverá aula aberta de yoga experience, que é realizada ao som do reggae. Além disso, durante o evento, Felipe 3ª Visão produzirá grafites inspirados na cultura rastafári. Haverá ainda praça de alimentação, inclusive com diversas opções de comida vegetariana e artesanato. 

Segundo Thiago Yacov, do Coletivo Reggae para a Juventude - que realiza o evento em conjunto com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura – o evento tem como objetivo valorizar a cultura rastafári.  “Mais do que uma festa de música reggae, esse evento tem como objetivo valorizar a filosofia rastafári, por meio da música, das artes, da produção artesanal e da comida”, afirma.

Em vários locais do mundo, pessoas do movimento celebram a cultura rastafári em datas próximas ao dia 2 de novembro. Nessa data, em 1930, aconteceu a coroação do principal nome da cultura rastafári, o rei Haile Selassie I da Etiópia, considerado pelos membros do movimento como um representante de Jah na Terra.

O coordenador do projeto Santo André de Múltiplos Tons, Marcelo Dorador, explica que: “O movimento rastafári nasceu com esse rei e adeptos da filosofia celebram essa data intensamente. Por isso, Santo André, que está neste roteiro de atividades, recebe visitantes de várias outras cidades do Estado”, conta.  Cerca de 10 mil pessoas deverão passar pelo evento, segundo estimativa dos organizadores.

Múltiplos Tons 
O projeto Santo André de Múltiplos Tons visa dialogar e potencializar a produção existente nas manifestações e expressões artísticas e culturais presentes em Santo André. Para isso, a Secretaria de Cultura promove encontros com os diversos coletivos e planeja as ações em conjunto.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...