quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Celulite: especialista aponta fatores que influenciam o aparecimento

Redação

Motivo de constante insatisfação nas mulheres, o aparecimento da temida celulite ou fibro edema gelóide é resultado de alterações no tecido gorduroso sob a pele. A má alimentação, propensão genética e desequilíbrio hormonal são os principais causadores do problema, segundo a esteticista e fundadora da clínica Slimcenter, Thaís Mugani.

Controle hormonal, exercícios físicos e alimentação saudável são essenciais para prevenir a celulite, comenta a esteticista e fundadora da clínica Slimcenter, Thaís Mugani.  | Foto: divulgação 

Os glúteos, coxa, abdômen, nuca e braços são os locais onde o problema se manifesta com maior frequência. “Um dos principais motivos para o surgimento é o fator genético, ou seja, mulheres que têm um histórico do problema na família devem estar mais atentas”, aponta Thaís.

Fatores metabólicos como ovários policísticos e desequilíbrio de hormônios como progesterona e estrogênio também podem provocar o aparecimento dos edemas. “É importante associar a celulite à saúde. Às vezes a mulher pode até busca o tratamento para a pele, mas por a celulite ter causas metabólicas, estes não surgem efeito”, esclarece a esteticista.

Outro aspecto apontado por Thaís é a alimentação: insumos ricos em carboidratos influenciam o aparecimento da celulite como é o caso do açúcar, alimentos gordurosos, sódio e bebidas com gás, como o refrigerante. Estas bebidas provocam o inchaço, que dificulta a circulação sanguínea e a irrigação dos tecidos e, com isso, há o problema na pele.

Assim como influencia no aparecimento, a alimentação também é decisiva no tratamento da celulite. De acordo com a esteticista, uma dieta equilibrada, alta ingestão de líquido e diminuição no consumo dos alimentos citados acima são algumas medidas que ajudam a eliminar o problema. “Outro aspecto importante é o controle hormonal, além disso, a pessoa deve também fazer exercícios físicos regulares e moderados”, orienta Thaís.

Celulite x aspecto celulítico
A esteticista alerta ainda que é preciso diferenciar a celulite do aspecto celulítico. Enquanto fibro edema gelóide, popularmente chamado de celulite é o acúmulo de nódulos fibróticos e gordura, o aspecto celulítico é o efeito casca de laranja. “Às vezes, a pessoas não tem celulite, mas tem o aspecto, que pode vir de da retenção de líquido e flacidez de pele”, finaliza Thaís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...