sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Psicóloga recomenda algumas atitudes para superar desafios

Redação

Estamos quase no fim de 2019. Muitas pessoas não veem a hora deste ano terminar, pois almejam uma mudança. Porém, a psicóloga Elaine Di Sarno, com especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica; e Terapia Cognitivo Comportamental, ambas pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP); afirma que para entrar em 2020 com o “pé direito”, o primeiro passo é mudar o comportamento e a visão perante à vida. Veja abaixo alguns pontos destacados pela especialista.

A psicóloga Elaine Di Sarno destaca: “"Vale lembrar que, muitas vezes, é preciso 'abandonar' a vida que havíamos planejado, pois já não somos mais as mesmas pessoas” | Foto: reprodução 

Como manter a motivação diante de tantas dificuldades
Para algumas pessoas que já conseguiram atingir um bom nível de autoconhecimento e levam suas vidas apoiadas em valores, é mais fácil lidar com as incertezas do destino. Mas para quem não chegou neste fase, acaba seguindo em frente sem muito planejamento e alinhamento com seus objetivos, perdendo grandes oportunidades de atingir suas metas e trazer melhorias em sua vida.

Para esse segundo grupo de pessoas, o importante agora é "arregaçar as mangas" e correr atrás do prejuízo. "Comece a identificar suas prioridades, aquilo que realmente importa para você. E não me refiro apenas a coisas materiais, mas aos valores que você pretende seguir e que poderão refletir positivamente ou negativamente em sua vida, dependendo das suas escolhas", ressalta Elaine.

Saiba enxergar excelentes oportunidades em meio a crises
Muitas pessoas encaram as mudanças como algo ruim, pois se sentem fora da zona de conforto. No entanto, outras pessoas aproveitam estes momentos para inovar. Se você perdeu o emprego, por que não tirar da gaveta aquele projeto dos seus sonhos que estava à espera de uma oportunidade para ser executado? Pode ser um negócio próprio, uma mudança de área, ou uma mudança de cidade.  "A vida tem imprevistos o tempo todo, e você deve ter um plano B para quando eles surgirem", lembra a psicóloga.

 Siga suas mudanças internas
"Vale lembrar que, muitas vezes, é preciso 'abandonar' a vida que havíamos planejado, pois já não somos mais as mesmas pessoas. Somos seres em eterna mutação, seja internamente ou pela necessidade de seguir a evolução do mundo. Portanto, se você havia feito vários planos, mas depois perdeu a identificação com eles, siga sua intuição e mude a rota. Trace metas que estejam alinhadas com seu 'eu' atual, com suas novas perspectivas de vida", orienta a psicóloga.

Elaine reforça ainda que valores têm mais relação com "o que você quer ser" do que com "o que você quer ter". "Essa evolução te ajudará a fazer escolhas coerentes e a trilhar caminhos mais produtivos, evitando que você perca tempo com aquilo que já não te interessa mais".

Coloque a mão na massa
 "Momentos como esses podem ser motivadores para repensarmos e planejarmos a vida, e podem se tornar sua grande virada pessoal e profissional. Se o seu planejamento já está definido, não deixe para dar início na segunda-feira. O 'agora'
é o seu momento", afirma a especialista.

Seja a fortaleza que a vida nos cobra todos os dias
Para conseguir o que se quer, é preciso ter foco, determinação e não deixar que as dificuldades te façam desistir. Ao invés de se preocupar com o que pode dar errado, seja otimista.

"Entretanto, se você escolher se lamentar e se fazer de vítima dos momentos difíceis, tenha certeza que seu 2020 não será diferente do ano que se encerra", finaliza Elaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...