quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Cirurgião vascular Caio Focássio recomenda algumas atitudes para prevenir as varizes

Redação

Além da questão estética, os "vasinhos" são responsáveis por pressões e dores nas pernas. A culpa, na maioria dos casos, acaba ficando para a hereditariedade,  mas existem diversas formas para driblar os problemas dos antepassados e prevenir as varizes. O cirurgião vascular Caio Focássio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, listou as dez principais dicas para quem deseja manter as pernas longe do problema.

Ficar com as pernas levemente elevadas auxilia no retorno venoso | Foto: Freepik

Use salto alto só quando precisar dele
O problema não é o salto, mas sim ficar longos períodos com esse calçado nos pés. "Ir e voltar do trabalho com uma sapatilha, por exemplo, e só calçá-lo enquanto trabalha já ajuda na prevenção das varizes", comenta Focássio.

Corra! 
A atividade física, principalmente a aeróbica (como corrida e caminhada), é extremamente recomendada para manter-se longe das varizes. Isso porque o exercício ajuda na circulação.

Cuidado com a pílula anticoncepcional 
Antes de começar o tratamento é importante a mulher consultar o médico. Já que pílulas a base de estrogênio podem contribuir com a distensão venosa e, consequentemente, aumentar o risco de doenças como, por exemplo, o aparecimento de varizes e trombose.

Movimente-se ao longo do dia 
Ficar na mesma posição durante muito tempo prejudica o retorno venoso nas pernas. A cada uma ou duas horas, levante e ande um pouco, para ajudar o sangue fluir melhor e não ficar "estacionado" nas veias.

Deite, às vezes, com as pernas levemente elevadas 
Não precisa ser necessariamente todo dia. Isso faz com que melhore o retorno venoso, fazendo com que a circulação da perna seja beneficiada.

Evite o excesso de peso 
O acúmulo de gordura é um fator de risco para varizes. Manter o peso ideal é essencial, não só para evitar as varizes, mas também para manter a saúde em dia.

Não fume 
O tabagismo, além de comprometer todo o organismo, aumenta a viscosidade sanguínea que é um dos responsáveis pela trombose venosa e tromboflebites, que em futuro próximo podem gerar varizes.

Cuidado com os excessos na musculação 
Aparentemente em um treino de hipertrofia com excesso de carga pode causar a hipertensão venosa. Por isso, o ideal, para prevenir as varizes, é usar pouca carga com mais repetições.

Meias de compressão 
As meias elásticas ajudam muito no retorno venoso da grande maioria da população que não tem contraindicação, procure o médico para prescrever a meia correta e previna-se das indesejáveis varizes.

Aposte na drenagem linfática 
A drenagem ativa a circulação linfática, além de ser é ótima para o tratamento do edema e melhorar a textura da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...