terça-feira, 12 de novembro de 2019

Veterinária fala sobre plantas venenosas para os cães

Redação

Os cães mordem ervas e tudo mais que encontram pela frente, na maioria das vezes. Porém, é preciso estar atento, pois algumas plantas podem colocar em risco a vida do animal, conforme ressalta a veterinária da Nutrire, Luana Sartori.

Ao perceber que o animal ingeriu ou mordeu alguma dessas plantas (veja lista abaixo), o ideal é levá-lo ao veterinário, antes mesmo dos sintomas aparecerem | Foto: Pixabay

“A intoxicação pode ocorrer com apenas uma mordida, dependendo do tipo de planta. Além disso, muitos são os motivos que levam o pet a procurar esses verdes para morder, pode ser estresse, desconforto intestinal ou o cheiro da própria planta”, conta a veterinária.

Muitos tutores gostam de enfeitar o jardim ou até o apartamento com flores e plantas, mas para quem tem animais em casa todo cuidado é pouco.

Confira a lista de algumas plantas vilãs para os cães:

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.);
Costela de Adão (Monstera deliciosa);
Jiboia (Scindapsus aureus);
Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata);
Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima);
Azaleia (Rhododendron spp.);
Folha da fortuna (Kalanchoe spp.);
Copo de leite (Zantedeschia aeothiopica);
Primula ou primavera (Primula abconica);
Lírio (Lilium spp. e Hemero-callis spp.);
Hortênsia (Hydrangeia macrophylla);
Mamona (Ricinus communis);
Coroa de Cristo (Euphorbia milii);
Dama da noite;
Hibisco;
Samambaia;
Tulipa;
Begônia;
Babosa.

Sinais de intoxicação e o que fazer
A intoxicação causa irritação local na boca e garganta; produção excessiva de saliva, vômitos, dor abdominal e diarreia, tremores, convulsão e perda de coordenação, arritmia, taquipneia e dispneia e, ainda, icterícia, ressecamento da pele, fraqueza, desidratação e hipertermia. “A intensidade dos sintomas dependerá do tipo de planta e da quantidade mordida ou ingerida. Cães filhotes e idosos podem apresentar quadros mais severos”, explica Luana.

Então, ao perceber que o animal ingeriu ou mordeu alguma dessas plantas, o ideal é levá-lo ao veterinário, antes mesmo dos sintomas aparecerem. “A grande questão é que muitos tutores podem não ver no momento exato em que isso aconteceu, então, costumam encontrar o pet já bastante prejudicado pelos sintomas. O quanto antes esse animal for atendido, maiores são as suas chances de recuperação”, aconselha a especialista.

O ideal é que casas e apartamentos com animais estejam mais preparados para armazenar as plantas. “É possível cercar ou pendurá-las em locais onde os pets não alcançarão. O mesmo serve para os tutores de gatos, que podem ser ainda mais afetados pela toxicidade das plantas”, conclui Luana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...