terça-feira, 12 de novembro de 2019

Farol Santander sedia exposição gratuita sobre Machado de Assis

Redação

O Farol Santander, em São Paulo, receberá, de 19 de novembro a 12 de dezembro, no hall do icônico edifício a exposição gratuita Machado de Assims, que mostrará em cada elemento apresentado, as múltiplas faces de um dos principais escritores brasileiros. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra contempla passagens da vida e obra de Machado de Assis, desde o menino órfão que vendia doces na infância, até se tornar um dos maiores nomes da literatura nacional, passando pelo envolvimento com questões sociais como a abolição da escravatura.

Machado de Assis durante missa campal em comemoração à abolição da escravatura | Foto: Marc Ferrez

Em aproximadamente 75 metros quadrados (m²) de área expositiva, os visitantes circularão por um espaço desenvolvido entre duas enormes vírgulas. O ambiente terá uma biblioteca imaginária formada por milhares de livros que poderão ser manipulados no local.

Durante todo o trajeto, o visitante encontrará livros de Machado de Assis, de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas, como inglês, francês e italiano, que representam fases distintas da trajetória machadiana, da juventude romântica à maturidade realista, incluindo poemas, crônicas e peças de teatro, além dos romances e contos mais consagrados.

 “A proposta passa por explorar aspectos pouco conhecidos da figura de Machado de Assis.  Então mostrar um personagem gigante por lados inusitados, daí o título trocar o sobrenome Assis por Assims, ou seja, de outros jeitos ou modos de ver. Como se fossem outros Machados, o menino vendedor, o enxadrista, o abolicionista, seus múltiplos pseudônimos e alter egos, sua saúde, e os lugares por onde andou por exemplo” afirma Dantas, curador da mostra.

Entre os destaques da exposição, estão edições raras dos livros Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dez Contos, ilustradas por dois dos maiores artistas visuais brasileiros do século XX, Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral. No exemplar de Portinari, por uma combinação de animações e realidade aumentada, personagens da obra ganham vida, como o verme a quem o “defunto autor” Brás Cubas dedica suas memórias. Já na edição com ilustrações de Henrique Amaral, projeções dão movimentos às gravuras que retratam cenas e cenários dos contos, interpretados pelo olhar lírico do artista.

Sempre relevante nas exposições do Farol Santander, as experiências imersivas também farão parte de Machado de Assims. Duas grandes imagens do escritor, baseadas em retratos históricos como a clássica fotografia feita por Marc Ferrez em 1890, serão animadas com inteligência artificial. Inspiradas no conto A cartomante, as animações mostrarão o Bruxo do Cosme Velho falando palavras que um dia ele escreveu, deleitando os visitantes com pílulas de sabedoria machadiana.

Em outro jogo interativo, o público poderá brincar de correlacionar trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro, lugar onde Machado de Assis nasceu e de onde quase nunca saiu.

A exposição também terá imagens raras de autor, uma delas, destaca a atuação do autor junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco na história nacional. Na imagem capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro, Machado aparece ao lado da Princesa Isabel. A ocasião celebrava a abolição dos escravos no País.

O Farol Santander fica na Rua João Brícola, 24, Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô). Visitação de terça a domingo, das 9h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...